Connect with us

GERAL

Coronavírus no Piauí: o que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas

Publicado

em

Para evitar que a disseminação do coronavírus aumente no Piauí, o Governo do Estado, as prefeituras de Teresina e de cidades do interior adotaram medidas preventivas. Mas o que fazer se houver aparecimento dos sintomas da Covid-19?

Os principais sintomas são tosse seca e cansaço, mas alguns pacientes podem sentir dores no corpo, perda do olfato ou paladar, congestão nasal, inflamação na garganta e diarreia. Nos casos mais graves, o paciente pode apresentar uma febre acima de 37° C e dificuldade para respirar.

A médica infectologista e membro do Centro de Operações em Emergência (COE) do Governo do Piauí, Elna Amaral, explicou que, caso o paciente apresente qualquer sintoma da doença, a recomendação é procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um hospital.

“Nós pedimos para que as pessoas procurem, porque há a necessidade de uma avaliação médica, principalmente se forem do grupo de risco”, disse.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) destacou 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o atendimento exclusivo para síndrome gripal. Confira a relação abaixo.

Publicidade

Zona Sul: UBS Parque Piauí, UBS Monte Castelo, UBS São Pedro, UBS Irmã Dulce, UBS Dagmar Mazza, UBS Betinho, UBS Hugo Prado;

Zona Sudeste: UBS Redonda, UBS Carlos Alberto Cordeiro (Dirceu II), UBS Todos os Santos, UBS Novo Horizonte;

Zona Norte: UBS Poty Velho, UBS Santa Maria da Codipi, UBS Real Copagre, UBS Karla Ivana (Matadouro), UBS Mocambinho, UBS Parque Brasil;

Zona Leste: UBS Taquari, UBS Planalto Uruguai, UBS Cidade Jardim, UBS Satélite, UBS São João.

Atendimento no interior do estado

No interior do estado, a recomendação é a mesma. O G1 procurou o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, que informou que em caso de aparição dos sintomas, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou, em caso de sintomas mais fortes, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tomando cuidados para evitar o contágio de outras pessoas.

Publicidade

A orientação dos órgãos de saúde é para que as pessoas fiquem em casa. Mas, se precisar sair, o uso de máscara é obrigatório e a pessoa deve evitar circular em lugares fechados, com muitas pessoas e com pouca ventilação. Ir ao trabalho, por exemplo, com sintomas de gripe implica expor potencialmente outras pessoas à doença. Quando em público, a recomendação é:

  • Usar máscara sempre que precisar sair de casa;
  • Ao espirrar, deve-se colocar o antebraço ou um lenço na frente do nariz e boca;
  • Utilize lenço descartável para higiene nasal;
  • Não compartilhe talheres, copos, toalhas e demais objetos pessoais;
  • Mantenha uma distância mínima de um metro de qualquer pessoa.

Coronavírus: como lavar as mãos da forma ideal?

Até o momento, a única forma de conter a doença é a prevenção. Usar máscaras, higienizar as mãos e superfícies, como móveis e corrimãos, são as principais algumas das formas de se prevenir contra o vírus.

Além da limpeza com água e sabão, outra opção é o uso do álcool em gel. A recomendação dos médicos é para que ele seja usado somente na concentração de 70%, ideal para alcançar ação contra bactérias, fungos e vírus.

Mesmo com as mãos limpas, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Além disso, é preciso limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão — Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão — Foto: Infografia/G1

O Ministério da Saúde alerta também para que não seja feito o compartilhamento de itens pessoais, como talheres e toalhas. Também é recomendável manter uma distância mínima de dois metros de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.

Publicidade

Quanto ao transporte público, o uso de máscara é obrigatório e a recomendação é que os ambientes estejam arejados. Ao se apoiar nas barras de apoio, as pessoas devem tomar cuidado e fazer a higienização das mãos, pois ali pode haver gotículas de tosse ou espirro. Também é recomendado evitar tocar olhos, boca e nariz.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS