Connect with us

Fronteiras

Educação de Fronteiras trabalha atividades alusivas a Semana da Consciência Negra

Publicado

em

Escolas da Rede Municipal de Ensino de Fronteiras desenvolveram atividades alusivas a Semana da Consciência Negra com a temática central: Educação Infantil, todo contexto faz parte de uma consciência, todo contexto exige respeito.

As ações contam com apoio da gestão do prefeito Eudes Ribeiro e da Secretaria Municipal de Educação.

Eudes e Zildênia ao centro da imagem

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e foi incluído oficialmente no calendário escolar em 2003, quando a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira virou lei.

A origem da data carrega o mesmo motivo pelo qual, em 2011, um novo decreto firmou também como Dia Nacional de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e ícone da resistência negra no país. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695. 

A secretária de Educação, Zildênia Ribeiro, falou sobre a importância das ações. “São importantes, pois repassam conhecimentos valiosos sobre nossas origens e assim passamos a saber o que foi tão fundamental para a formação do povo brasileiro”, destaca.

O prefeito Eudes visitou as unidades de ensino e também se mostrou contente com o desenvolvimento de alunos e professores. “Isso nos alegra muito porque alunos e professores estão envolvidos em atividades que retratam o significado da cultura africana e afro-brasileira. Nós herdamos muitos modos de vida de sociedades ancestrais e assim ainda utilizamos muito dessa herança nos dias atuais. Falar sobre a importância da consciência negra é falar sobre resistência, luta e bravura”, ressaltou.

C.E.I.J.A.F.

Publicidade

Durante as últimas duas semanas o Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho, desenvolveu várias ações pedagógicas alusivas ao Dia da Consciência Negra com o projeto intitulado “Conhecendo e valorizado a cultura africana e afro-brasileira na Educação Infantil”.

De acordo, com a professora e coordenadora, Patrícia Monteiro, do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho, durante o planejamento para o mês de novembro, foram apresentadas as propostas das professoras Josineide Silva e Francireza Alencar.

A culminância do projeto aconteceu na tarde do último dia 25 de novembro de 2022. Dessa forma alunos do Pré-Escolar II das turmas G e H, desenvolveram a temática, abordando os ilustres piauienses como Esperança Garcia e Francisco Galeno, onde destacaram a vida, obra e luta por direitos sociais. As apresentações culturais afro-brasileiras foram enriquecidas com artes, danças, comidas, instrumentos musicais, jogos e brincadeiras. 

“Vale ressaltar que as famílias estiveram presentes participando das competições. Portanto, foi um momento riquíssimo em aprendizado para todas nossas crianças, além da presença da secretária de Educação Zildênia Ribeiro, prefeito Eudes Agripino Ribeiro e as técnicas da SEMED Crislayde Sousa e Isaura Calyne.

U.E.M.N.S.F.

A Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima (UEMNSF) realizou no dia 23 de novembro, uma exposição de atividades interdisciplinares na área de Linguagens, Humanas e Ciência da Natureza com a participação de alunos e professores.

Publicidade

Foram abordados temas como: saúde do corpo e da mente, autores negros em destaque na literatura brasileira e personalidades negras que fizeram história na sociedade brasileira.

O evento também contou com apresentações culturais como dança e teatro.
“Tivemos um público bem intenso e contamos com a presença do prefeito municipal Eudes Ribeiro e a secretária de educação Zildênia Ribeiro. Visitaram também a nossa exposição os alunos e professores das escolas municipais e estaduais”, destacou a coordenadora Geórgia Castro.

U.E. J. A. S.

A Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, o Sousão, trabalhou a literatura infantil afro-brasileira, através de roda de leitura, debates e produção de trabalhos práticos, a fim de promover o respeito e valorização da criança negra e sua identidade, favorecendo o fortalecimento de sua autoestima.

U.E.H.J.R.

A Escola Hermínio José Ribeiro trabalhou em todas as turmas com atividades diversificadas de acordo com o tema “Valorização da cultura negra na escola: enfrentamento ao racismo e às violências”.

Entre as atividades foram desenvolvidas pinturas, colagens, criação de poemas, paródias, coreografias. A culminância foi realizada nos dias 25 e 28/11.

Veja fotos abaixo>>

Fotos do C.E.I.J.A.F.

Fotos da U.E.M.N.S.F.

Fotos U.E.J.A.S.

Fotos U.E.H.J.R.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS