Connect with us

GERAL

Em Roma, Dias apresenta projeto da Bacia dos Rios Canindé e Piauí

Publicado

em

O governador Wellington Dias segue cumprindo agenda no exterior. Nesta terça-feira (20), ele se reuniu, em Roma, na Itália, com dirigentes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) para apresentar o projeto de desenvolvimento integrado e sustentável para a Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé e Piauí, além de buscar novos investimentos para o estado.

“O Fida já é um parceiro do Piauí. Eles já estão aplicando recursos no estado e devem concluir o projeto atual até 2017. São investimentos da ordem de US$ 35 milhões que já estão em execução. Deste montante, será feito um casamento entre o Fida e o Fundo de Compensação Ambiental, para que uma parte seja realizada via financiamento e a outra parte oriunda de fundos para investimentos voltados a pequenas barragens, recuperação da mata ciliar e recarga dos lençóis freáticos. É um projeto inovador para o Piauí”, destacou o governador.

Wellington Dias visita sede do FIDA, em Roma( Foto: CCOM)

A partir de 2019, o FIDA irá investir em um novo projeto que vai beneficiar a Bacia Hidrográfica dos rios e tem como essência a implantação de infraestrutura de perenização do rio, como também de infraestrutura produtiva, recuperando as matas ciliares e das nascentes dos rios, além do trabalho de organização e articulação da população local. A proposta foi bem aceita pelos representantes do Fundo Internacional.

Para o presidente do Fida, Kanayo F. Nwanze, o projeto poderia ser aplicado a cerca de três bilhões de habitantes que vivem em áreas semiáridas. “Vamos continuar atuando onde ainda houver pobreza.

Governador do Piauí com o diretor de projetos do Fida no Piauí, Paolo Silveri( Foto: CCOM)

Essas pessoas não precisam de esmola, mas de oportunidades. Fico feliz em ver que o governo estadual não está estagnado, esperando a ajuda do governo federal, mas sim se movimentando para que os índices de pobreza caiam”, pontuou.

Publicidade

FIDA
O Fida é uma agência especializada das Nações Unidas que se propõe a erradicar a pobreza rural nos países em desenvolvimento oferecendo serviços financeiros, mercados, tecnologia, terra e outros recursos naturais. O intuito do fundo é habilitar os pobres rurais para melhorar a sua segurança alimentar e nutricional, aumentando sua renda e reforçando sua resiliência no campo.

Governo do Piauí

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS