Connect with us

GERAL

Escola da rede municipal de Padre Marcos desenvolve projeto de leitura durante suspensão das aulas presenciais

Publicado

em

As aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino de Padre Marcos, seguem suspensas em decorrência da Pandemia da Covid-19, e com isso vários projetos que eram desenvolvidos no decorrer do ano, deixam de ser executados em virtude do fechamento das escolas. Diante disso, professores e gestão escolar estudam possibilidades de desenvolver projetos através do ensino remoto, e com isso todas as escolas da rede tem feito um esforço coletivo para manter o contato dos alunos com a aprendizagem mesmo que seja de forma remota.

A Unidade Escolar José de Moura Leal, deu o pontapé inicial com o projeto de leitura e escrita que traz como tema “Viajando na Sacola Mágica da Leitura”. A unidade de ensino, tem como diretora Claudineia Macedo, diretora adjunta Socorro Moura e coordenadora pedagógica,
Ronimaura Dias.

O projeto atende todas as crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que estão  matriculados na referida unidade de ensino, e tem esse nome porque a sacola viaja com o livro para a casa dos alunos.

Mensalmente, durante a retirada das atividades impressas na escola, os pais levam juntamente com o simulado a sacola mágica da leitura, que contém um livro de histórias infantis e uma ficha de leitura onde o aluno terá que interpretar, registrar e recontar a história usando a escrita, colagem, desenhos, enfim conforme a criatividade de cada um.

O projeto será desenvolvido durante cinco meses e todas as instruções necessárias para alunos e pais será mantido de forma virtual pelos professores através dos grupos de classes criados por meio do aplicativo WhatsApp. Para os alunos que não tem acesso à internet a escola se mantém de plantão obedecendo todos os protocolos de segurança e saúde para atender individualmente alunos e família, caso precisem de orientação.

Publicidade

O secretário de Educação, Eraldo Carvalho Gomes, destacou a importância do projeto  no processo de aprendizagem das crianças.

“Estamos buscando constantemente diversas formas e estratégias para alcançar nosso alunado, mesmo com a suspensão das aulas presenciais, e vejo o projeto como uma ferramenta a mais nesse processo, pois além de trabalhar a leitura a iniciativa, também fomenta a oralidade e a escrita, além de amenizar a ansiedade das crianças pelo retorno à escola nesse período de isolamento social”, disse.

“Parabenizo todos os professores e equipe gestora da Escolinha Tio Zezito pela iniciativa de desenvolver este projeto de leitura, pois sabemos que as dificuldades encontradas na educação durante esta pandemia são imensas, e manter a qualidade do ensino em nosso município tem sido nossa preocupação diária. Parabenizo e agradeço também aos pais, que mais do que nunca tem sido nossos parceiros, nessa jornada em que a aprendizagem dos alunos é nosso foco principal”, finalizou Eraldo.

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS