Connect with us

GERAL

MASSAPÊ | Educação realiza formação com professores sobre a BNCC

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí, através da Secretaria de Educação, realizou na noite desta segunda-feira (18), um encontro com professores, coordenadores e diretores, onde foi realizado o primeiro módulo da formação continuada do processo de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Foco no Desenvolvimento de Competências e Habilidades na Perspectiva da BNCC” foi o tema abordado no encontro. Os ministrantes foram o articulador municipal, professor José Filho, e a coordenadora municipal, Joelma Araújo, que já haviam participado da formação estadual, realizada em Teresina.

A formação é composta de 4 módulos e visa a construção de um novo currículo para o Piauí a partir das diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.

O secretário de Educação, Leonel Lopes, em entrevista, falou sobre a formação. “São 4 ciclos, onde os coordenadores participam e depois repassam para os professores e coordenadores do município. No final, os professores vão ter acesso a uma plataforma com curso EAD para implementação da base no município. O nosso objetivo é dar continuidade à construção do nosso currículo e implementação do Currículo do Piauí nas nossas escolas” disse.

O gestor também disse que com a BNCC, o aluno terá direito a aprendizagem. “A implantação da BNNC acredito que trará muitos benefícios, porque realmente dá o direito ao aluno de ter a aprendizagem, não somente de ir à escola, mas de o aluno aprender o que é proposto. A proposta faz com que o professor observe sobre qual conteúdo o aluno tem o direito de aprender. Os conteúdos estarão explicados na base e o professor, obrigatoriamente, terá que passar esse conteúdo para o aluno no período em que estiver ministrando” falou.

Publicidade

O currículo de Massapê do Piauí está sendo elaborado pela equipe da Secretaria de Educação. Na próxima etapa, a equipe se reunirá com os professores do município, para realizar o detalhamento das habilidades. Após elaborado, o currículo é enviado para aprovação no Conselho Municipal ou Estadual de Educação.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS