Connect with us

GERAL

Membros do Conselho Municipal de Educação de Massapê do Piauí recebem capacitação 

Publicado

em

Foi realizada nesta quinta-feira, 23 de julho, na Escola João Manoel da Costa, uma capacitação para os membros do Conselho Municipal de Educação -CME de Massapê do Piauí.

A iniciativa foi promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, durante todo o dia, objetivando qualificar os conselheiros para exercício de suas diferentes funções, considerando a sua atuação e inserção institucional e a sua representatividade.

A formação foi conduzida pela coordenadora estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Piauí, Maria Antônia da Silva Costa, a Lilica, que discorreu sobre o tema “Qual o papel do Conselho Municipal de Educação”.

Em entrevista, Lilica disse que o Conselho é um órgão máximo em educação dentro de um município, por isso, a importância da formação para orientar o conselheiro quanto ao seu papel, principalmente, nesse momento de pandemia, tendo em vista ainda, que o CME é novo no município.

O secretário Leonel está agindo corretamente ao promover essa capacitação. Muitos municípios instituem o Conselho por instituir, e até hoje, os conselheiros não sabem suas atribuições, então é importante esse processo de formação, que vai permiti-los exercerem seu papel. Por isso nosso foco é fazer com que cada membro saia entendendo a importância do órgão, porque como o próprio nome já diz, o Conselho tem que ser ponte, e não pode haver  interferência  políticas partidárias dentro CME, nosso partido é único, é a educação, e de qualidade” destacou Lilica.

Publicidade

Também em entrevista, o secretário de Educação, Leonel Lopes, inicialmente, explicou que o CME é novo. “No final de 2019, foi criada a Lei Municipal instituindo o Conselho Municipal de Educação e o Sistema Municipal de Educação. No mês de janeiro de 2020, os conselheiros tomaram posse por meio de ata, sendo publicada a Portaria de nomeação”, disse.

Segundo ele, sem o órgão no município, existia um grande processo burocrático quando precisava da renovação das escolas e dos cursos, por exemplo. “Com a criação do Conselho, o trabalho referente a essas autorizações ficou mais simplificado e desburocratizado, além do que os conselheiros podem  participarem,  ativamente, da educação do município”, explicou.

O gestor da pasta, explicou ainda, que a capacitação é parte do processo para ativar o Conselho. “O primeiro passo para ativar o órgão é a formação, onde os conselheiros são capacitados e assim estarão aptos para desenvolver suas atribuições, além do que,  após a ativação do CME toda normatização vai ser expedida no município, sem precisar mais depender do Conselho Estadual de Educação”, finalizou.

O Conselho Municipal de Educação de Massapê do Piauí é composto por nove titulares e nove suplentes.

O evento foi realizado seguindo todas as normas de segurança, recomendadas pelos órgãos de saúde para evitar a contaminação pelo coronavírus, com o uso de máscara, álcool gel 70% disponível no ambiente e o distanciamento adequado entre os participantes.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS