Connect with us

GERAL

Poços jorrantes desperdiçam água em munícipios da região sul do Piauí

Publicado

em

A discursão no entorno da Seca no sertão do Piauí apontou novamente alguns pontos críticos em municípios do Estado. A falta de chuvas regulares nos últimos 5 anos sequenciou uma série de irregularidades no controle e distribuição de águas principalmente em áreas da região Sul.

O que tem sequenciado a discussão é sobre a exploração de alguns poços tubulares para uso contínuo e não abastecimento da população. O Portal ClubeSat entrou em contato com o Superintendente de Recursos Hídricos, Romildo Mafra, que informou que a secretária de Meio ambiente realiza uma fiscalização rotineira e existe um trabalho de levantamento de todos os poços da região.

Romildo-Mafra
Romildo Mafra Superintendente Recursos Hídricos Semar (Foto: Victor Nery)

“Em razão específica aos poços jorrantes foi feito todo o levantamento da quantidade de poços existentes na região e em específico o também conhecido poço violeta em Cristino Castro”, explicou informando que o poço só funciona durante os finais de semana.

“No poço existe um controle e o dono da área possui um termo de responsabilidade sobre a abertura que só é permitida durante o final de semana”, explicou.

Wellington-Dias

O Governador Wellington Dias acredita que no ponto de vista do Estado, o Piauí tem passado por um retorno das chuvas que tem atingido cerca de 90% dos municípios.

“Temos a expectativas que as chuvas prossigam até março e abril, porém ainda estamos com dificuldades em pelo menos 20 municípios que sofrem com a irregularidades no período de chuvas”, alertou.

Publicidade

Segundo informações divulgadas pela TV Globo, com dados do Serviço Geológico do Brasil, o famoso poço turístico desperdiçou em 44 anos mais de 2 bilhões de litros de água.

Portal ClubeSat

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS