Connect with us

GERAL

Presidente da Agespisa, Zé Santana destaca otimização em obras de abastecimento e saneamento básico

Publicado

em

A empresa de abastecimento de água e saneamento básico do Piauí – Agespisa, segue trabalhando com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço à população em todo o Estado.

Uma série de obras e serviços estão sendo executados seguindo as orientações do Governo do Piauí, conforme relatou o presidente da companhia, Zé Santana, em entrevista ao Cidadesnanet.com

Uma das mais recentes é a adutora de São João do Piauí que tem extensão de mais de 16 km e está previsto uma distribuição de cerca de 300 mil litros de água por hora.

Foto: Ascom
Prefeito de São João do Piauí Ednei Amorim visitou obra na manhã de segunda-feira (26) – Foto: Ascom

A obra vai desenvolver captação, adução, tratamento, reservação, rede de distribuição de água, dentre outros serviços, tendo como ponto de captação a Barragem do Jenipapo.

Na cidade de Picos, por exemplo, o presidente destacou a restauração do esgoto sanitário. Já nas cidades de Miguel Alves, São Raimundo Nonato e Floriano, a ampliação do sistema de abastecimento.

Em Santa Rosa do Piauí a regularidade no abastecimento e aumento da pressão da água na rede de distribuição são os principais benefícios para a população após investimentos do Governo do Estado e da Agespisa, na ordem de R$ 500 mil. A cidade está situada a 270 quilômetros de Teresina.

Publicidade

Com a conclusão da obra do novo reservatório elevado com capacidade para 75 mil litros de água, a companhia interligou a dois poços do sistema da cidade. Com vazão total de 58 mil litros por hora, os poços estão conectados ao reservatório por meio de duas adutoras de 75 e 150 mm. Também foram implantados 241 metros de rede de distribuição de água, com tubulações de 100 mm, para fornecer água do reservatório por meio do sistema já existente. 

“No estado todo a Agespisa está presente buscando melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou o presidente.

No litoral do Piauí, a Agespisa retomou o abastecimento de água em Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia, ampliando em 30% a oferta de água para as cidades litorâneas. A interligação foi realizada entre o poço nº 02 da Estação de Tratamento de Água IV e a estação elevatória do centro de reservação Pindorama, que conta com quatro bombas novas e de grande potência. Nesse processo a água é conduzida por uma adutora de 900 mm para alimentar a Estação de Tratamento de Água I, reforçando a vazão e distribuição para toda a região.

Outra importante ação foi o plano de ação no Carnaval seguindo o modelo de plano do período de réveillon tendo como objetivo viabilizar o funcionamento eficaz dos sistemas de água e esgoto para que todos pudessem aproveitar a folia com tranquilidade, conforme destacou o diretor de Gestão Operacional e Manutenção, Leonardo Sousa.

No ano de 2023 a Agespisa investiu R$ 90 milhões para melhorar o abastecimento e saneamento (esgotamento sanitário) nos municípios do Piauí. Além de iniciar novas obras, a gestão do órgão deu andamento a outras ações para beneficiar a população piauiense de norte a sul do estado com implantação e ampliação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, construção e reforma de reservatórios, perfuração e equipagem de poços, entre outros serviços.

Um equipamento com maior potência na estação elevatória do Poço do Boi, que integra o sistema Marruá, garantiu a normalização do abastecimento de água na cidade de Simões, Caridade do Piauí e Curral Novo.

Em Ipiranga do Piauí, a 253 quilômetros de Teresina, foi reforçado o abastecimento de água com um novo poço e ampliação do volume de água distribuída aos moradores do bairro Cidade Nova e adjacências.


CONTEÚDO RELACIONADO

Agespisa amplia abastecimento de água em Ipiranga do Piauí com novo poço


Na última passagem pela região de Picos, no sábado (24), Zé Santana afirmou que os trabalhos continuarão diuturnamente.

Zé Santana cumpre agenda em Brasília nesta quarta-feira (28). Na capital federal esteve com o ministro Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), que também comemorou a obra da adutora de São João do Piauí. Além desta, o presidente da Agespisa se reuniu com o senador Marcelo Castro, e lideranças como José Barroso Sobrinho (de União-PI), Clemilton Queiroz e Patrick Costa (de Amarante-PI).

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS