Connect with us

GERAL

Psicólogo dá cinco dicas para melhorar saúde mental e preservar relacionamentos durante pandemia

Publicado

em

O psicólogo e hipnólogo Rodrigo Lopes conversou com o G1 neste Dia dos Namorados e deu cinco dicas sobre como os casais podem enfrentar a rotina e passar pelo isolamento social sem provocar desgastes no relacionamento. De acordo com o psicólogo, o desgaste nos relacionamentos, em sua maioria, é ocasionado pela mudança brusca na rotina e pelo convívio que passou a ser em tempo integral.

“A maior queixa dos casais que me procuram está relacionada à convivência, por um estar o tempo todo com o outro, ou seja, a convivência em tempo integral que causa um grande desgaste nas relações e no dia a dia das pessoas”, alertou.

Melhorar a comunicação

Exercitar uma comunicação entre o casal pode ajudar a diminuir hábitos que incomodam um dos lados e podem persistir e serem ampliados durante o período de quarentena. A comunicação ajuda a ter um melhor entendimento e pode preservar o relacionamento.

Casais com filhos

Casais com filhos — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

Casais com filhos — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

É importante manter a comunicação com a família como um todo e procurar momentos de lazer, onde cada um vai ser responsável pela execução de uma atividade. Não esquecer também da troca de carinho, de afeto e de amor para passar segurança para as crianças.

Exercitar a confiança

Isadora e Gabriel aproveitaram o pôr do sol para a foto clássica na praia   — Foto: Marcos Serra Lima/ G1 Rio

Isadora e Gabriel aproveitaram o pôr do sol para a foto clássica na praia — Foto: Marcos Serra Lima/ G1 Rio

Ter um relacionamento pautado na confiança e na sinceridade pode tornar a convivência mais agradável. Falar sobre os sentimentos e incômodos podem fazer com que os dois se ajudem a superar eventuais problemas emocionais que podem surgir durante a quarentena.

Publicidade

Estipular uma rotina

Ter momentos para cada um desenvolver atividades sozinho, não ficar cobrando todo momento a execução de uma determinada atividade e dividir as tarefas para que se evite tantas cobranças no dia a dia, pois esse é um dos principais fatores que pode levar ao desgaste.

Respeitar a realidade sexual

Com o confinamento as pessoas querem ter a todo momento atividade sexual, o que não é recomendado quando não se tem respeito ao espaço do outro e o desejo de cada um no seu momento específico. Nesse momento de isolamento, cada pessoa se comporta de uma maneira específica, podendo apresentar estresse e até ansiedade.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS