Connect with us

GERAL

Servidores federais do Piauí protestam contra extinção do Ministério do Trabalho

Publicado

em

Servidores públicos federais do Piauí fizeram um protesto na sede da Superintendência Regional do Trabalho, localizada na Avenida Frei Serafim, nesta terça-feira (13). O grupo é contra o fim do Ministério do Trabalho e diz que com a extinção da pasta, os trabalhadores perderão direitos.

O ato foi motivado pelo anúncio do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), de que a pasta perderá status de ministério a partir de 2019. Bolsonaro declarou que pretende incorporar o órgão, criado há 88 anos, “a algum ministério”.

José Martins, diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Piauí, diz que é importante que o presidente eleito reveja a decisão.

“É um órgão importante que defende os direitos dos trabalhadores e do mundo do trabalho como um todo. Ninguém sabe como vai ficar: onde vai ficar a fiscalização, onde vai ficar o atendimento, onde vai ficar a administração. Foi um ‘tiro’ principalmente no trabalhador da iniciativa privada”, disse.

Para o superintendente regional do trabalho no Piauí, Philippe Salha, é o Ministério do Trabalho que busca a conciliação e o equilíbrio de forças entre patrões e empregados, garantia justiça nas relações trabalhistas, o que pode ser prejudicado com o fim do órgão.

Publicidade

“Aqui se busca o equilíbrio entre as forças menos favorecidas com as mais favorecidas, buscando sempre o entendimento pelo diálogo, pela conversa. Torço para que assim como voltou atrás no caso do Ministério do Meio Ambiente, também volte atrás nesse caso”, disse.

Ele destacou que, mesmo atualmente e com atividades ininterruptas há 88 anos, o Ministério do Trabalho ainda passa dificuldades e precisa de mais investimentos.

“Hoje temos uma deficiência muito grande de servidores, no Brasil inteiro. Estamos na nossa unidade móvel emitindo carteiras de trabalho. Estamos cada vez mais crescendo e precisamos é de mais apoio para continuar o engrandecimento desse Ministério”, declarou.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS