Connect with us

GERAL

Vai chover no Carnaval? Confira a previsão do tempo para os dias de folia no Piauí

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o Carnaval de 2024 no Piauí terá muitas nuvens, pancadas de chuva e temperaturas variando entre 24°C e 35°C. Na capital, Teresina, as precipitações que esfriaram a madrugada desta sexta-feira (9) devem persistir no período da folia, acompanhadas de temperaturas mais amenas, com máxima de 32°C entre o sábado (10) e Quarta-Feira de Cinzas (14).

A climatologista e coordenadora da Sala de Situação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Sara Cardoso, informou que todo o estado se encontra diante de um alerta amarelo devido à ocorrência de chuvas de até 10 milímetros até o dia 11 de fevereiro. Esse aviso vai se estender a determinadas áreas do estado, chegando a superar 50 milímetros de chuva.

“É importante ficarmos atentos às atualizações desses informes de eventos críticos, pois entre os dias 9 e 15 de fevereiro há a possibilidade de acumulados que podem chegar a cerca de 55 milímetros. Essas chuvas devem se concentrar mais nos municípios próximos à fronteira com o Maranhão, embora não seja descartada a chance de chuvas semelhantes também em municípios do Sudeste e Norte do estado do Piauí”, explicou.

Em entrevista para o Meionorte.com, o climatologista e diretor de Prevenção da Defesa Civil Piauí, Werton Costa, explicou que El Niño causou um atraso no início das chuvas no Piauí e criou condições que impediram a entrada do canal de umidade, incluindo a aproximação da Zona de Convergência Intertropical, que é responsável pela geração de chuvas no Nordeste.

Isso resultou em um aumento no número Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistemas que redistribuem a umidade e às vezes causam períodos de estiagem e elevação das temperaturas.

Publicidade

“É importante compreender que este El Niño apresenta características distintas, como evidenciado pelo mês de janeiro chuvoso no Sul do estado”, explicou o especialista. Municípios no extremo Sul do Piauí, na divisa com o Sul do Maranhão, Tocantins e Oeste baiano, registraram volumes de chuva com até 40% acima da média.

De acordo com o Inmet, há previsão de enfraquecimento do El Niño nos próximos meses e uma possibilidade de 50% de ocorrência do La Niña no segundo semestre. Essas projeções foram divulgadas em um relatório mensal feito pelo Inmet em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

Como consequência do enfraquecimento do El Niño, está prevista uma aproximação da Zona de Convergência Intertropical e uma maior entrada de sistemas frontais, provocando chuvas no Piauí. Werton Costa destaca que embora haja ocorrência de chuvas antes e durante o Carnaval, não são esperados temporais intensos.

“Os foliões podem aproveitar o Carnaval com segurança, pois teremos alguns episódios de chuvas mais intensas e localizadas, mas também períodos de sol e tempo firme”, afirmou o especialista.

Após o Carnaval, por volta do dia 19, é esperado um aumento nas chuvas, com uma distribuição mais democrática pelo território do Piauí, conforme indicado por previsões nacionais e estrangeiras. Isso pode proporcionar, segundo o climatologista Werton Costa, um período chuvoso mais estável e distribuído entre o norte e o sul do estado.

Publicidade

Fonte: Meio Norte

Facebook

MAIS ACESSADAS