Connect with us

GERAL

EDUCAÇÃO FINANCEIRA- Como fazer sobrar dinheiro no fim do mês?

Publicado

em

Se todos os meses a sua situação financeira se repete com vários boletos para pagar e o dinheiro parece que não rende, saiba que você não é o único. Segundo o Índice de Saúde Financeira (I-SFB), mais da metade dos brasileiros são entes deficitários, ou seja, gastam mais do que ganham.

Diante desse cenário a pergunta que não quer calar é: como fazer para sobrar dinheiro no final do mês? Organizamos abaixo uma lista de passos que poderá te ajudar a melhorar a sua saúde financeira:

  1. Tenha objetivos de vida e divida esses objetivos em metas. Já ouviu a frase que “para quem não sabe onde ir qualquer lugar serve”, ela é bem real e pode ser aplicada inclusive na sua vida financeira. Se você tem objetivos de vida claros como, uma viagem, comprar um imóvel, cursar universidade, fica mais fácil abrir mão de gastos supérfluos em prol de um objetivo maior.
  2. Faça seu orçamento: Saiba exatamente o quanto você ganha e quais os seus gastos. Fazer o controle de gastos é essencial nesse processo, com esse controle você saberá exatamente para onde está indo o seu dinheiro.
  3.  Tenha cuidado com o uso do crédito: Você sabia que todas as vezes que você compra no cartão de crédito, ou faz um empréstimo, ou compra “fiado” em qualquer lugar, você está consumindo uma renda que ainda não ganhou? Isso mesmo, pense sobre isso todas as vezes que você for comprar algo no crédito.
  4. Aumente sua renda: Você pode procurar fazer uma formação para aumentar sua renda no seu emprego atual, ou procurar novas oportunidades de emprego. Pense também nos seus talentos e no que você gosta de fazer e veja como você poderá monetizar isso.

É importante destacar que quando você vive de uma renda ativa (aquela que depende do seu trabalho) você está, a grosso modo, vendendo seu tempo. Pense o quanto a vida é passageira e se você está realmente utilizando o seu tempo como gostaria.

Por: Conceição Carvalho

Facebook

MAIS ACESSADAS