Connect with us

Belém do Piauí

Cavalgada e Pega de Boi à Mão homenageiam o vaqueiro em Belém do Piauí

Publicado

em

Uma das figuras mais representativas da cultura popular nordestina, o vaqueiro, foi homenageado no quarto dia de comemorações aos 28 anos de emancipação política do município de Belém do Piauí.

Para valorizar e enaltecer a cultura do vaqueiro no município, a Prefeitura Municipal realizou neste sábado, 09 de dezembro, a II Cavalgada e I Pega de Boi a Mão.

O evento teve início com a concentração dos vaqueiros no povoado Caboclo, reunindo vaqueiros de Belém e de municípios da região, como Padre Marcos, Francisco Macedo, Jaicós, Massapê do Piauí, Vila Nova, Alegrete, Campo Grande e Marcolândia.

Antes da cavalgada, ainda no povoado Caboclo, aconteceu um momento de oração com os vaqueiros realizada pelo padre Marcos Roberto, pároco local.

Clique e veja todas as fotos!

De lá, os vaqueiros seguiram pela rodovia estadual PI 243, em direção à cidade de Belém, formando uma extensa fila, percorrendo um percurso de cerca de 5 km. Chegando à cidade, a cavalgada seguiu pelas principais ruas e avenidas.

O prefeito Ademar Carvalho participou da cavalgada montado, formando o primeiro pelotão, ladeado do vice-prefeito Francisco Bento (Tico), dos padres Marcos Roberto e outras autoridades como os vereadores Francisco Felipe (Cicisso), Ildmar Honorato e Epifânio Olegário, o chefe de gabinete Jônathas Noronha, o prefeito Novinho, de Francisco Macedo, dentre outros.

À frente, um carro conduzia as rainhas porta bandeiras e o aboiador Chico da Luz que em durante o percurso cantou toadas e fiz repentes.

A cavalgada encerrou num terreno ao lado do Estádio Municipal, com o sorteio de 57 brindes ofertados pela Prefeitura Municipal, como chapéus, perneiras, protetores de peito, chicotes, escovas, mantas, selas. Também, foi sorteado um garrote, ao qual o ganhador foi vaqueiro Dervaldo de Belém do Piauí.

Após o sorteio dos brindes, foi servido um jantar para os dos vaqueiros. Também teve o forró dos vaqueiros, animado por Joãozinho dos Teclados.

Em seguida, aconteceu um dos momentos mais esperado pelo público presente, a pega de boi à mão, realizada dentro de um curral idealizado pela gestão para o evento. A competição consiste em uma dupla de vaqueiros pegar o boi e tirar uma fita, amarrada a perna do boi, vence que fizer em menos tempo. A pega de boi agradou bastante e fez o grande público presente dar boas gargalhadas.

Ao todo, 16 duplas de vaqueiros participaram da competição. Foram premiados as três primeiras colocações. O primeiro lugar ficou com a dupla Naldo e Sidney, que fizeram a prova em 35 segundos e ganharam a premiação de R$ 600.

No segundo lugar ficaram os vaqueiros Sid Vaqueiro e Lusenilso, com o tempo de 37 segundos. A premiação foi de 400 reais. E na terceira colocação a dupla Bernardo e Diel com 38 segundos, aos quais levaram a premiação de 200 reais.

Em entrevista, o prefeito Ademar Carvalho, enfatizou a satisfação em poder homenagear os vaqueiros, afirmando que o evento é uma forma de agradecer e apoiar as pessoas que representam a figura do vaqueiro. O prefeito destacou que os vaqueiros representam o povo belenense e suas raízes, por isso a importância de valorizar as tradições, a história do município.

Dentre outros, estiveram presentes, o prefeito Ademar Carvalho e a primeira-dama Francisca Gomes, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico) e a esposa, vereadora Cristiana Carvalho, o presidente da Câmara, Bernardino Carvalho, os vereadores, Francisco Felipe (Cicisso), Mércia Carolina, Kalepe Pedro, Elieudo Júnior, Epifânio Olegário, Ildmar Granja, os secretários municipais Cláudia Ribeiro (de Educação), Sherlyn Oliveira (de Administração), Luís de Sousa (de Agricultura), Ronnie Vieira (de Meio Ambiente), chefe da procuradoria, Manoel Neto, a ex-prefeita Débora Noronha, o chefe de Gabinete, o engenheiro elétrico Jônathas Noronha, além do prefeito de Francisco Macedo Novinho, dentre outros.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS