Connect with us

Belém do Piauí

Jovem de Belém do Piauí é selecionado em programa mundial e vai participar de evento no Rio de Janeiro

Publicado

em

Mais uma vez, o projeto “Leitura Ativa”, idealizado pelo estudante de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Raislúcio Leal, que é da cidade de Belém do Piauí, conquistou lugar de destaque.

O projeto, que é desenvolvido desde o ano de 2021, com o objetivo de democratizar e incentivar a leitura entre os jovens de baixa renda, envolve a participação de pessoas de diferentes estados do Brasil.

Agora, o projeto ganhou reconhecimento a nível mundial. Isso porque Raislúcio foi um dos selecionados através do Programa Jovem Transformador Ashoka, que identifica e reconhece jovens de 13 a 20 anos que lideram causas, projetos e ações que impactam positivamente a sociedade brasileira.

O programa é desenvolvido pela Ashoka, maior rede mundial de empreendedorismo social e considerada uma das cinco ONGs de maior impacto social no mundo, e vai reconhecer este ano uma nova turma de Jovens Transformadores.

Ao Cidades Na Net, Raislúcio informou que passou por tudo um processo até chegar a seleção. “Me inscrevi nesse processo de reconhecimento e nos últimos quatro meses, venho passando por um processo de entrevistas com empreendedores sociais, educadores, comunicadores, gestores públicos e outras lideranças jovens do Brasil, mas também da Indonésia, Nigéria e Estados Unidos. O resultado é que fui um dos selecionados para ser reconhecido como um dos jovens transformadores da turma de 2023 devido o meu trabalho de destaque com a liderança e o empreendedorismo social” explicou.

O belenense também falou sobre o “Leitura Ativa”. “O projeto que idealizei, o Leitura Ativa, desenvolve clubes de leitura com enfoque na facilitação e acolhimento de novos jovens leitores, divulga as bibliotecas públicas espalhadas pelo Brasil, trabalhou na reativação da biblioteca pública do Centro Educacional Sebastião de Sousa, realiza lives com temáticas relacionando à literatura e a emancipação de grupos marginalizados, além de divulgar livros e autores importantes em sua página do Instagram”.

Publicidade

Segundo ele, em 2022, o Clube de Leitura teve alcance nacional, com 57 inscritos, de 16 estados e das 5 regiões do país. Entre os estados, estavam o Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. “Além dos debates sobre o livro, o clube também recebeu convidados especiais, como ativista educacional, dona de editora, escritoras e criadora de conteúdo digital sobre livros, a fim de imergir intensamente os leitores no universo da leitura” disse.

Raislúcio vai participar no Rio de Janeiro, do evento de anúncio dos Jovens Transformadores Ashoka 2023, que será realizado durante o Festival LED – Luz na Educação, que acontece no Museu do Amanhã.

O anúncio será feito no Palco Led Inspira, às 13h30, na próxima sexta-feira (16). O evento terá mediação de Tati Machado, comentarista do Encontro, da TV Globo. Essa será a maior turma já reconhecida pela Ashoka, com mais de 20 finalistas a Jovens Transformadores.

Sobre a Ashoka e os Jovens Transformadores

Presente em 92 países, a Ashoka reconheceu a primeira turma de Jovens Transformadores no Brasil em 2019. A organização é articuladora de um movimento por um mundo onde todos se reconheçam como agentes de transformação pelo bem comum.

No Brasil desde 1986, a Ashoka teve como um de seus primeiros empreendedores sociais Chico Mendes, em 1988. No mundo, sua atuação vem desde 1980, quando foi fundada pelo norte-americano Bill Drayton, na Índia.

Publicidade

A Ashoka já reconheceu mais de 4 mil empreendedores sociais no mundo, sendo 390 no Brasil, em diversas áreas de atuação: equidade de raça e gênero, ambiente e clima, saúde, desenvolvimento econômico, educação, longevidade e participação cidadã.

Facebook

MAIS ACESSADAS