Bocaina
BOCAINA | Professora da Uespi lança livro e realiza sessão de autógrafos; veja

Na noite do último sábado (30), a renomada professora e escritora bocainense Edna Moura realizou o lançamento de seu mais recente livro na livraria Jenipapo, localizada no Piauí Shopping em Picos.
Com início às 19h e duração até às 22h, o evento atraiu um grande público, que tiveram seus exemplares autografados e contou com a presença ilustre do reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o professor e Dr. Evandro Alberto.
Intitulado “O legado do primeiro laboratório de psicologia na formação de professores normalistas no Ceará”, o livro oferece aos leitores uma nova perspectiva sobre o contexto histórico, social, político, cultural e econômico que envolvia a formação de professores no estado do Ceará no início do século XX. A obra apresenta o discurso crescente no Brasil naquela época, proclamando a necessidade de eliminar o analfabetismo e realizar reformas educacionais urgentes para que o país pudesse alcançar a modernidade.
A escritora expressou sua imensa felicidade ao compartilhar sua obra com o público.
“Estou extremamente feliz e grata pelo retorno positivo do público em relação ao meu trabalho. O apoio dos amigos, familiares, artistas, estudantes, professores e amantes da leitura tem sido fundamental para superar obstáculos e me motivar ainda mais. Além disso, esse feedback demonstra o interesse das pessoas pela leitura, o que é muito encorajador”, destacou.
Com uma linguagem acessível, o livro discute os efeitos dos discursos que levaram às primeiras reformas educacionais baseadas nos princípios da Escola Nova, difundidos pelo americano John Dewey. A obra destaca a nomeação do professor Manoel Bergstrõm Lourenço Filho como diretor geral da Instrução Pública no Ceará em 1922, responsável por liderar as reformas educacionais em todo o estado. Ele foi o responsável pela criação do primeiro Laboratório de Psicologia Experimental e Pedagogia instalado no novo prédio da Escola Normal do Ceará, onde eram aplicados testes psicológicos para avaliar o desenvolvimento cognitivo, habilidades e comportamento dos alunos.
Segundo a autora, o livro é uma contribuição relevante para a história da educação brasileira e oferece uma excelente fonte documental e estudos bibliográficos para todos os interessados no processo de formação de professores.
O lançamento do livro de Edna Moura foi um sucesso, consolidando ainda mais a reputação da escritora e professora no cenário literário.
Sobre a autora
A autora Edna Moura é uma professora da Universidade Estadual do Piauí, localizada no campus de Picos. Ela possui formação em Pedagogia e Letras/Português pela Universidade Federal do Piauí, em Picos.
Além disso, a mesma é mestra em educação pela Universidade Estadual do Ceará e pela Universidade do Oeste Paulista. Atualmente, está realizando doutorado em educação pela Universidade Estácio de Sá. Edna também é especialista em ensino, língua espanhola e supervisão escolar.
Como adquirir o livro?
A obra “O legado do primeiro laboratório de psicologia na formação de professores normalistas no Ceará” está disponível para aquisição tanto diretamente com a autora, como também na livraria Jenipapo. Além disso, pode ser encontrado em mais de 20 sites brasileiros, como Amazon e Shopee.
A autora revelou em entrevista ao Cidades na Net que a Editora Appris, sediada no Paraná, em breve lançará o livro em formato digital (e-book). Assim, os leitores interessados terão mais uma opção para obter o exemplar.
Veja mais fotos
-
Jaicós2 dias atrás
Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Cirurgião-dentista de Vila Nova morre aos 34 anos e causa grande comoção na região
-
Bocaina6 dias atrás
Adolescente da zona rural de Bocaina adapta bicicleta com motor e dois tipos de combustíveis
-
Monsenhor Hipólito2 semanas atrás
Jovem de Monsenhor Hipólito, aluno de Física no IFPI de Picos, tem artigo publicado na Educação Pública do Rio de Janeiro
-
DESTAQUES1 semana atrás
Natural de Santa Cruz do Piauí, Dr. Iváltero Batista é aprovado em concursos para Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional
-
GERAL1 semana atrás
Tronco de 2 toneladas mais antigo que os dinossauros é encontrado no interior do Piauí: ‘280 milhões de anos’