Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Prefeito de Caldeirão Grande participa de mobilização contra redução dos repasses do FPM em Teresina

Publicado

em

O prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, Filipe Gonçalves, participou em Teresina, juntamente com 200 prefeitos do estado, da manifestação “Sem FPM não dá!”, contra as quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), organizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Os prefeitos piauienses foram à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na manhã desta quarta-feira (30), para tentar sensibilizar as autoridades estaduais e federais para a gravidade da crise financeira nos municípios. 

Na oportunidade, os gestores cobraram solução para as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o atraso na liberação das emendas e a diminuição do ICMS.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_3865.jpg

No ato, os gestores municipais apresentaram uma carta aberta com reivindicações ao presidente Lula (PT). Dentre outros, um pedido dos prefeitos ao Governo Federal para uma solução imediata, é um auxílio financeiro aos municípios para recompor as perdas contabilizadas no período.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_0571-2-1024x682.jpg

O prefeito Filipe Gonçalves, disse que o ato, é uma reivindicação contra as quedas nas receitas do Fundo de Participação dos Municípios. “É por meio do FPM que o município honra com a sua folha salarial e os fornecedores, e nos últimos três meses, houve uma queda do FPM de praticamente 35%. Então é uma situação que preocupa, que pode ocasionar demissões, que gera atraso aos nossos fornecedores, enfim o funcionamento da Prefeitura fica inviabilizado, por isso essa reivindicação nossa, é para que o governo federal olhe com bons olhos para a situação dos munícipios, porque é onde o povo vive e precisar ser assistido”, destacou.

Filipe reforçou que os prefeitos buscam a solução do problema. “Essa reivindicação é para que possamos sanar essa situação preocupante e galgar passos melhores. Além da queda dos recursos, houve um travamento das emendas parlamentares, dificultando mais ainda a situação, por isso nosso desejo que é toda a essa situação se resolva para que possamos honrar com nossos compromissos e poder atender a população”, finalizou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0270-1.jpg

O prefeito Toninho da Caridade, presidente da Associação de Prefeitos do Piauí (APPM), explicou que a mobilização acontece devido à crise que vem se instalando nos municípios em decorrência das constantes quedas do (FPM).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_0462-1.jpg

“Os prefeitos estão aflitos com as constantes quedas de transferências constitucionais aos municípios, porque ao mesmo tempo, em que a gente se preocupa com a folha de pagamento, com os fornecedores, implica ainda na Lei de Responsabilidade Fiscal. Os prefeitos estão preocupados, mas quem sofre com a queda nos repasses são as pessoas, a população que está na ponta, por que é lá no munícipio, aonde as ações de fato acontecem. Os municípios querem continuar prestando serviços de qualidade a sua população, mas infelizmente sem os recursos não é possível “, afirmou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0309.jpg

Após se concentrarem em frente à Alepi, os prefeitos seguiram para o Cine Teatro, aonde estiveram reunidos com a bancada de deputados estaduais, liderada pelo presidente da Alepi, Franzé Silva.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_0606-1-1024x682.jpg

Após o momento municipalista, Toninho fez uma avaliação da mobilização e destacou que uma comissão de prefeitos estará reunida com o presidente Lula amanhã (31). “Essa mobilização é para mostrar para a sociedade, mostrar para o Governo, a situação delicada que os municípios estão passando. Aqui foi lida e apresentada uma carta dos prefeitos piauienses relatando todas as dificuldades para o presidente Lula e amanhã ele irá receber uma comissão de quatro prefeitos para que possamos mostrar as dificuldades que passamos e pedindo a ele um auxílio financeiro para que possa recompor as perdas desses meses com a queda da arrecadação, então é muito importante, pois um Brasil de inclusão se faz com todos os municípios fortes”, garantiu. 

Clique e veja fotos da manifestação!

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS