Connect with us

Francisco Macêdo

Caminhada marca ponto alto das ações do 18 de maio em Francisco Macedo; fotos

Publicado

em

O mês de maio é marcado pela campanha “Maio Laranja”que tem por objetivo combater a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. O ponto alto da campanha se dá no dia 18 de maio, data em que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Tendo em vista a importância desta mobilização, a Prefeitura Municipal de Francisco Macedo, na gestão do prefeito Novim, por meio das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, promoveram uma caminhada alusiva na manhã desta quarta-feira (18), tendo como ponto de partida a Unidade Escolar Joaquim Antão.

Antes da saída e dentro da escola, algumas autoridades que participaram do momento fizeram o uso da fala. Na oportunidade, a psicóloga Leyse Barroso, ministrou uma palestra explicativa sobre o que é a violência sexual, suas consequências, os sinais de alerta, como reduzir os ricos e como denunciar o crime.

Em seguida aconteceram duas apresentações: uma feita pelas crianças de 3 a 6 anos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e a outra pelos membros do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA.

Com os participantes vestidos de branco e laranja, segurando cartazes e balões e gritando palavras de ordem, a caminhada seguiu pelas principais ruas do município. Ao fim, foi servido um lanche aos presentes.

Em entrevista ao Cidades na Net, a primeira-dama e secretária de assistência social, Ester Damares, comentou a importância da campanha no município. “O Maio Laranja é uma campanha importante porque através dela buscamos orientar a sociedade para que fique atenta aos sinais de abuso e exploração, que os pais saibam identificar quando os filhos estejam agindo de forma suspeita. A caminhada e demais mobilizações que aconteceram em Francisco Macedo servem para encorajar as vítimas a denunciarem para que autoridades possam tomar as devidas providências. É um compromisso coletivo cuidar da população infanto-juvenil do nosso município”.

Em sua fala, o presidente do Conselho Tutelar, Edvaldo Manoel, frisou o quanto o dia 18 de maio é importante e sobre a atuação do Conselho Tutelar. “É uma data que em todo o Brasil está acontecendo atos de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e quero dizer que nós do Conselho Tutelar estamos à disposição para receber todos os tipos de denúncias contra violações dos direitos de crianças e adolescentes”.

A assistente social, Sara Leal, reforçou o quanto a realidade de abuso e exploração é algo recorrente e que deve ser combatido. “Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos mais diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a sociedade e o poder público devem promover sempre discussões e atividades em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente, que as vítimas, em sua grande maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual. Então mais um ano unimos força com a prefeitura e as secretarias de saúde e educação para fortalecer o combate desta violência no nosso município”.

A coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social e mobilizadora do NUCA, Maria Leonízia, discursou um pouco sobre o trabalho desenvolvido pelo CRAS. “Nós do CRAS trabalhamos com crianças e adolescentes e precisamos entender o que de fato é um abuso e como procurar ajuda se um caso de abuso chegar até nós. A equipe do CRAS procura sempre demonstrar amizade e acolhimento às crianças e adolescentes para que eles confiem na gente”.

Estiveram presentes: a primeira-dama Ester Damares; os vereadores, Adonias José (presidente da Câmara); Marciel Silva, Maria de Denir e Paulo Costa. Os secretários, Kassiomar Carvalho (Transporte); Carlos Marinho (Administração); Acileide Coutinho (Controladora) e Fernando Carvalho (Agricultura).

Também marcaram presença, o presidente do Conselho Tutelar, Edvaldo Manoel; a assistente social da Secretaria de Saúde, Jéssica; a representante da Secretaria de Educação, Daniela; a coordenadora do CRAS e mobilizadora do NUCA, Maria Leonízia e a psicóloga Leyse Barroso.

Além da caminhada, durante a semana houveram outras ações na programação de Francisco Macedo como palestras, roda de conversa e visitas às escolas municipais.

Veja mais imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS