Connect with us

MUNICÍPIOS

Prefeito Edilson e secretária de Saúde de Vila Nova participam do Seminário de Estratégias de Fortalecimento do SUS em Teresina

Publicado

em

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), promoveu durante toda esta terça-feira (17), o Seminário Estadual Estratégias de Fortalecimento do SUS/Piauí, no Hotel Blue Tree Tower Rio Poty, em Teresina. 

O evento reuniu os secretários municipais dos 224 municípios do Piauí que estiveram debatendo o processo de descentralização da saúde no Estado. 

A presidente do Conselho, Auridene Moreira, que é secretária de saúde de Oeiras, destacou que há fragilidades dentro de algumas regiões de saúde no que diz respeito ao acesso do usuário, a questão hospitalar, como o acesso e deslocamento de cidades mais distantes da capital.

O prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Edmundo de Brito, participou do evento juntamente com a secretária de saúde do município, Kátia Leila, e com a ex-secretária Almerinda Luz.

Edilson relatou que o evento é muito importante onde se discutiu novas formas de acesso da população ao sistema de saúde pública no Piauí.

“É um evento muito importante onde tivemos a oportunidade de ouvir aqui vários gestores e palestras que abordaram a respeito do cofinanciamento entre outros pontos importantes em prol de melhorias para o Sus”, destacou.

Publicidade
De Vila Nova o prefeito Edilson ao lado da secretaria Kátia Leila e da ex-secretária Almerinda Luz – Fotos: Arquivo Pessoal

A secretária de Saúde de Vila Nova, K´´atia Leila, enfatizou a necessidade do evento para discutir a descentralização de serviços e ações de saúde de Teresina.

“Temos os serviços de saúde todos centralizados em Teresina. São 11 regionais de saúde e tudo depende de Teresina. Então é preciso que haja maior agilidade para podermos desenvolver melhor nossos serviços nos municípios”, destacou a secretária de saúde de Vila Nova do Piauí.

O Seminário Estadual Estratégias de Fortalecimento do SUS/Piauí em 2022 é uma oportunidade para gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde avaliarem, aprofundarem seus conhecimentos e traçarem metas referentes à Atenção Básica e à Média e Alta Complexidades dos serviços de saúde realizados nos municípios piauienses.  

A programação iniciou pela manhã com abertura e credenciamento. Na Mesa Redonda 1 foram trabalhadas as estratégias prioritárias para fortalecimento do SUS no Brasil e no Piauí com os palestrantes: Hisham Mohamad Hamida – diretor Financeiro do Conasems; Auridene Freitas – Presidente do Cosems-Pl e secretária municipal de Saúde de Oeiras.

A Mesa Redonda 2 abordou sobre Cofinancimento Estadual: o que temos e o que é preciso melhorar; ICMS Saúde. A mesa foi ministrada pelas palestrantes Socorro Candeira – Consultora Técnica do Cosems-Pl – e Leopoldina Cipriano que é vice-presidente do Cosems-Pl e secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves; Amilton Feitosa da Silva – secretário municipal de Saúde de Água Branca e membro da Diretoria do Cosems-PI.

A Mesa Redonda 3 trabalhou com os Cenários dos Instrumentos de Gestão no Piauí, ministrada pela palestrante Amanda Pinheiro Costa que é assessora técnica do Cosems-Pl.

Publicidade

Às 10h30min aconteceu a Assembleia Geral.

Na Mesa Redonda 4, houve diálogo com o pré-candidato a governador Dr. Silvio Mendes de Oliveira.

À tarde houve a Escuta da Atenção Básica com as facilitadoras Socorro Candeira, Amanda Pinheiro, Thiene Lemos, Socorro Moura, Fernanda Tavares e Andreia Cavalcante.

Na última Mesa Redonda, a de número 5, houve diálogo com o pré-candidato a governador Rafael Tajra Fonteles.

O Seminário Estadual contou ainda com a “7ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS” que teve como objetivo dar visibilidade às experiências bem sucedidas das equipes dos municípios e das gestões municipais no âmbito do SUS no Piauí, além de propiciar o intercâmbio de conhecimentos entre os municípios frente às ações realizadas nos serviços municipais de saúde.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS