Connect with us

Campo Grande do PI

Educação de Campo Grande inicia Jornada Pedagógica e foca em potencialidades para melhorar aprendizagem

Publicado

em

Com o tema “Desenvolvendo habilidades para a construção de uma aprendizagem significativa”, o município de Campo Grande do Piauí iniciou nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, o ano educacional 2023 na Rede Pública Municipal de Ensino.

O evento de abertura foi realizado do auditório da Câmara Municipal e reuniu professores, gestores escolares e coordenadores, que foram acolhidos com música ao vivo com a dupla Beto Sousa e Jailson Leal, e presenteados com um kit com agenda e outros materiais.

Em seguida, a secretária de Educação, Eliciana Bezerra, a Licinha, deu as boas-vindas aos profissionais da Educação.

A professora mestra, Jessyka O’hara de Alencar Ramos, ministrou uma palestra para os docentes, abordando a temática “Potencialidades e competência para uma aprendizagem significativa.”

A palestrante fez uma abordagem ampla, envolvendo pontos como a BNCC e o mapeamento do município, como ele está atualmente no contexto da educação. A palestra também foi direcionada ao perfil dos professores, motivando-os para a melhoria da qualidade deles enquanto profissionais para o início de um ano letivo com uma qualidade de ensino melhor do que o município já oferecia.

“A proposta da gestão é trabalhar as potencialidades que existentes no município no contexto educacional. Com isso, nós não trazemos uma proposta engessada. A ideia é identificar aquilo que o município tem, que os professores já tem desenvolvido, e a partir daí a gente construir um formato de educação de qualidade.”, disse Jessyka.

Em entrevista, a palestrante apontou como necessária uma mudança de pensamento dos professores de um modo geral. “A gente vem de uma escola de educação que olhava para o professor como o centro, e hoje, a realidade da educação brasileira pública prioriza o aluno como o centro. Esse cuidado com o aluno, que é o público que a gente atende, traz a qualidade para o futuro da educação.”, pontuou.  

Publicidade

A secretária de Educação pontuou que a estratégia foi iniciar o ano educacional de forma diferente, motivando, orientando, discutindo novas estratégias com os educadores.

O objetivo da gestão, segundo Licinha, é recuperar o prejuízo causado pela pandemia e avançar na Educação com foco na melhoria do ensino e aprendizagem e nas avaliações externas, cujos índices representam muito, inclusive, para o financiamento da Educação.

“A gestão está disposta a isso. A gente conta com um gestor sensível às causas da Educação. Dr. Tico não mede esforços, está sempre à disposição, dá total liberdade para investimentos nessa área. Vamos tudo o que estiver ao nosso alcance para que os nossos alunos possam estar desenvolvendo mais e mais suas potencialidades.”, disse.

A secretária informou que uma experiência adotada com êxito na gestão passada de Dr. Tico vai ser retomada, um projeto de incentivo à leitura em que o município vai premiar os alunos que se destacarem, desta vez, por escola. Outra estratégia é o ‘Novo Mais Educação’, que amplia a jornada escolar dos alunos para que a Educação possa corrigir as deficiências causadas pelo período pandêmico.

Além do trabalho de planejamento e formação com os educadores, a gestão do prefeito Francisco José Bezerra, o Dr. Tico, tem investido, também, na melhoria da infraestrutura de todas as escolas, tudo para acolher bem aos trabalhadores e alunos na volta às aulas. As escolas Raimundo Esmério e Moisés Bezerra, situadas na cidade, foram as unidades que receberam as maiores intervenções.

Jornada

A I Jornada Pedagógica continua amanhã, sexta-feira, 24, com uma palestra com o enfermeiro do SAMU, Alan Alencar, que vai orientar sobre os primeiros socorros na escola.

Na segunda-feira, 27, acontece o planejamento coletivo, que será conduzido pela equipe da Secretaria Municipal de Educação com os diretores e coordenadores escolares. E na terça-feira, 28, será realizado o planejamento nas unidades escolares.

Publicidade

As aulas na Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Grande do Piauí terão início dia 1º de março, quando os 1.045 alunos matriculados, os cerca de 100 professores e a equipe de gestão e apoio das escolas retornarão às atividades nas sete unidades da Rede.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS