Connect with us

Caridade do Piauí

Secretário de Educação de Caridade do Piauí participa do Fórum Regional Undime Nordeste em Aracaju

Publicado

em

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), está promovendo o Fórum Regional Undime Nordeste, em Aracaju, no estado de Sergipe.

Esse é o primeiro de uma série de cinco eventos que irão percorrer regiões brasileiras, a fim de proporcionar uma abordagem mais contextualizada e condizente com a realidade da educação local, visto que cada região possui peculiaridades e desafios específicos.

O Fórum teve início nesta segunda-feira, 11 de março no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, em Aracaju, com recorde na quantidade de inscritos, reunindo cerca de 1000 participantes, dentre prefeitos e dirigentes municipais de Educação, equipes técnicas das secretarias de educação dos municípios da região Nordeste do país.

O evento segue até esta terça (12). O Fórum tem como objetivo descentralizar os debates e fortalecer o compromisso institucional com a representatividade e a diversidade do país.

Com representes dos noves estados no nordeste, inclusive, a Undime-PI, participa do Fórum Regional da Undime Nordeste, o secretário de Educação de Caridade do Piauí, Aldo César da Silva.

Segundo Aldo César, o evento é uma oportunidade de ampliar conhecimento e, assim fortalecer ações no seu município, para melhoria na qualidade da educação.

“Um evento muito rico, com espaços de discussão sobre políticas educacionais praticadas em todo o Brasil, uma oportunidade de ampliar o nosso conhecimento, para fortalecer as ações no município e implantar novas práticas a partir dessas discussões levantadas durante o Fórum. Dentre elas, como melhorar a receita do município, como implantar novas políticas da escola em tempo integral, o financiamento da educação, as novidades que o governo federal tem para a educação brasileira, de forma que o município que participa tenha informações privilegiadas, para assim estarmos melhorando cada vez mais nosso ensino de Caridade”, destacou.

Publicidade

Com a proposta de proporcionar um ambiente aberto para o diálogo e a troca de experiências visando a melhoria da qualidade da educação ofertada pelas redes municipais de ensino, o evento conta com a imersão em temas estruturantes da educação pública por meio de conferências e mesas-redondas e oficinas ministradas por técnicos do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os debates tratam de assuntos como a execução de recursos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Programa Escola em Tempo Integral, com representantes do Ministério da Educação; a nova Lei de licitações (Lei 14.133/2021); os desafios da implementação da Política Nacional de Educação Digital no cotidiano escolar; e oferta dos anos finais e os desafios da juventude, entre outros.

Além de mesa-redonda sobre Gestão Democrática para cumprimento das condicionalidades do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promoção o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no dia a dia das escolas.

Há ainda um debate sobre a efetividade do regime de colaboração na oferta da alfabetização, seus avanços e desafios, com a participação de secretários de estado da educação e presidentes estaduais da Undime que irão, juntos, abordar as experiências e como estados e municípios se organizam para solucionar problemas comuns e apoiar implementação de políticas públicas educacionais.

No encerramento, terá uma abordagem acerca do Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa no que diz respeito a matrículas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Integral.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS