Connect with us

Curral Novo do Piauí

Educação de Curral Novo realiza Seminário do PPAIC e premia melhores práticas pedagógicas

Publicado

em

A Prefeitura de Curral Novo do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou nesta sexta-Feira (04), o I Seminário Municipal PPAIC (Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa), com a apresentação de Práticas Exitosas pelas Escolas da Rede Municipal.

O evento, que teve como tema “Avaliar para Ensinar”, aconteceu no Auditório Abel Claro, na sede da Prefeitura Municipal e contou com a presença de autoridades locais e com a gestão da rede municipal de ensino.

Esteve presente na abertura do evento o prefeito Júnior de Abel, que na ocasião frisou a importância dos professores. “Quero aqui desejar boas vindas a cada um de vocês que fazem parte da rede de ensino, quero pedir a cada um de vocês a perseverança, pois todos sabemos que o futuro de nossa cidade começa por vocês, o futuro de Curral Novo está na mão de cada um de vocês, então peço a dedicação e doação a cada um de vocês como já acontece, e eu fico muito agradecido pelo belo trabalho de cada um, e desejo uma palestra proveitosa nesse primeiro seminário municipal”.

A secretária de Educação Erasma Alves, também fez uso da palavra e emocionada, expressou a importância dos professores e de toda gestão escolar para o crescimento de todos.

“É uma missão que pra você está nela, tem que ser por amor, e é com esse amor que nós vamos alcançar o que a gente quer, que é o desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos, que é o nosso foco maior, os nossos alunos. E aproveito a oportunidade para parabenizar cada um de vocês professores, são tantas coisas lindas que vocês fazem que encantam os nossos corações. Que nós possamos acreditar sempre que está dando certo o nosso trabalho, que está havendo desenvolvimento, porquê está.”

A mesma ainda agradeceu a gestão municipal, na pessoa do prefeito Júnior de Abel, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. “Quero aqui agradecer o nosso gestor municipal, que não tem medido esforços para nos atender, serão entregues centrais de ar pra todas as escolas de rede municipal de ensino, e isso se deve ao belo trabalho que ele vem realizando e toda a sua preocupação com o desenvolvimento da cidade”.

Logo após, teve início a primeira palestra, conduzida pela palestrante, escritora e psicanalista clínica Edigleide Rabelo, que teve abordou o tema ‘Inteligência emocional e empatia nas relações interpessoais’. O objetivo era tratar com os professores sobre o lado pessoal, afim de instigar o autoconhecimento, para um melhor convívio escolar, e melhores formas de lidar com o outro.

Dando sequência nas atividades, o professor e palestrante Frâncio Charlidon, abordou o tema ‘Avaliar para Ensinar’, trazendo reflexões e melhorias que devem acontecer na rede municipal, além de apresentar dados e estáticas do município.

No período da tarde foi o momento de apresentação das práticas pedagógicas exitosas pelos professores. Inicialmente apresentaram-se os professores da Educação Infantil e na sequência os professores do ciclo de alfabetização e também as ações de boas práticas da gestão escolar da Unidade Escolar José Cícero de Morais, apresentadas pelas professores das referidas turmas e pela coordenadora pedagógica Anizeth Borges.

Por fim, as duas melhores práticas pedagógicas foram premiadas com um pix de R$ 200,00, tanto da Educação Infantil, quanto do ciclo de alfabetização, em uma iniciativa da Secretaria de Educação, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curral Novo.

A melhor prática do município, será levada para a Gerência Regional de Educação (GRE) de Paulistana e competirá com as outras escolas da regional acompanhadas pelo PPAIC.

Para finalizar o evento, a coordenadora do PPAIC em Curral Novo, Claudia Lira, agradeceu a presença de cada um dos participantes. “A minha palavra é gratidão, a cada um de vocês, por vocês estarem até esse último momento, assistindo as práticas dos professores. Eu acredito que no próximo seminário nós teremos mais práticas para serem apresentadas, e fica aí a premiação para os professores com melhores práticas, pra comemorarem. E como sempre digo, Curral Novo tem profissionais maravilhosos e capacitados, temos capacidade de chegar na regional e passar de lá. Esses que ganharam aqui no município, irão para a regional, para lá disputarem nas melhores práticas”.

Publicidade


Facebook

MAIS ACESSADAS