Connect with us

DESTAQUES

Cães e gatos são encontrados mortos por envenenamento em Francisco Macedo, população se revolta e pede ações

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (22), a cidade de Francisco Macedo, registrou a morte de cães e gatos em diferentes pontos, deixando os moradores locais chocados e indignados.

A notícia se espalhou rapidamente entre os moradores através de grupos no WhatsApp, onde expressaram sua revolta diante dessa situação terrível.

O morador da região, o advogado Murilo Alencar, relata que a população de animais de rua tem aumentado nos últimos tempos, o que tem levado a vários casos de envenenamento.

É importante ressaltar que o envenenamento de animais é considerado um crime, conforme estabelecido pela lei federal n⁰ 9.605/98. A lei prevê pena de prisão e multa para os responsáveis por essa crueldade. Com o advento da lei 14.064/2020, as penas foram agravadas e incluem reclusão de 2 a 5 anos, multa e até mesmo proibição da guarda de animais. Nos casos em que o animal morre, a pena pode ser agravada em um sexto a um terço.

Uma moradora relatou que presenciou um cachorro agonizando em frente a uma academia do município, o que evidencia a gravidade da situação. Além disso, na última semana, um gato também foi encontrado morto. Até o momento, foram registrados 4 cachorros e 1 gato envenenados, porém esse número pode ser ainda maior.

Publicidade

Nenhuma denúncia foi feita, mas a polícia militar local está atenta a essa situação e aconselha a comunidade a se direcionar à delegacia regional em Jaicós para tomar as medidas cabíveis. A secretaria de meio ambiente também está reunindo informações para agir de forma adequada diante desse caso.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS