Connect with us

DESTAQUES

Em Francisco Macedo, 5ª Conferência de Saúde aborda o enfrentamento do SUS diante da Covid-19; fotos

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Francisco Macedo realizou na manhã desta sexta-feira (12), no auditório Francisco das Chagas Alencar, a 5ª Conferência Municipal de Saúde.

Apoiado pela Prefeitura na gestão do prefeito Adeílson Carvalho, o Novim, juntamente com Conselho Municipal de Saúde, o evento reuniu profissionais de diversas categorias da área e teve como tema “Enfrentamento do SUS diante da Pandemia da Covid-19”.

A conferência teve como objetivo discutir a situação de saúde da população, analisar o resultado das ações e serviços prestados pela secretaria e aprovar diretrizes para as políticas de saúde que subsidiarão o município pelos próximos quatro anos.

Após a composição da mesa de honra e execução dos hinos nacional e municipal, foi ministrada a palestra magna pelo conferencista, Átila Araújo.

Átila é mestre em saúde coletiva, especialista em gestão e avaliação em saúde, assessor e consultor técnico de instrumentos de gestão e conferência de saúde.

O palestrante destacou em entrevista que na conferência é mostrado o contexto atual da saúde pública brasileira e que o Sus conseguiu mostrar que é um sistema que traz resolutividade e se destacou como superior em relação a outros países.

“A ideia é fazer com que as pessoas possam discutir a situação atual e tentar propor diretrizes para os próximos quatros anos que possam alinhar a saúde do município e trazer mudanças para dar assistência cada vez mais os usuários”, pontuou Átila enfatizando o potencial do Sus durante a pandemia da Covid-19.

O vice-prefeito, Odair Lopes, que representou o prefeito Novim, deu boas-vindas ao público e enalteceu os profissionais destacando o grande esforço para o melhor funcionamento da saúde no município.

Publicidade

“Os resultados estão aparecendo e todos vendo que estamos fazendo um grande trabalho para que nossa sociedade possa viver melhor. Essa conferência é um momento para darmos pontos positivos e revermos os pontos negativos para que administração juntamente com toda sociedade possa fazer o melhor para nossa saúde funcionar de forma efetiva”, salientou agradecendo pelo comparecimento do público.

O secretário de Saúde, Adenilson Carvalho, no uso da palavra enfatizou a necessidade de fazer um plano bem elaborado objetivando a evolução da saúde municipal.

Na oportunidade Adenilson agradeceu ao público que compareceu e declarou aberta oficialmente a conferência.

Everalda Araújo que é coordenadora geral da conferência, defendeu a existência do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou que o município tem hoje duas equipes que integram a Estratégia de Saúde da Família, ocasião em que mencionou os profissionais enfermeiros, técnicos entre outros que integram a ESF.

Ela chamou atenção para que a população se atente para os dias e horários de atendimento nas unidades de saúde do município.

“Temos uma equipe e o Sus aqui funciona. É preciso dar valor e procurar antes de reivindicar em outros municípios”, orienta a profissional.

Ao término da palestra grupos de trabalho se formaram para a elaboração e apreciação de propostas e a plenária final.

A 5ª Conferência Municipal de Saúde de Francisco Macedo foi prestigiada pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ester Damares; a presidente do Conselho Municipal de Saúde e coordenadora geral do evento, Marinete Rodrigues; o secretário de Finanças, Carlos Marinho, entre outros secretários como Luiz Cláudio (Esportes), Reneuda Alencar (Educação), Kassiomar (Transportes), Acileide (Controlador), e os vereadores Adonias e Maria de Denir.

Veja Fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS