Connect with us

MUNICÍPIOS

IFPI de Pio IX realiza seminário sobre a cultura do caju

Publicado

em

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro foi realizado o I Seminário da Cajucultura do Instituto Federal do Piauí (IFPI), no campus Avançado em Pio IX.

O evento foi uma grande oportunidade de aprendizado para os alunos do curso Técnico em Agropecuária e para os cajucultores do município e região, afinal, o principal objetivo dele, foi levar informações sobre a cultura do caju, inclusive no que diz respeito à doença fungica chamada Oídio, que ultimamente está atacando os cajueiros de Pio IX e consequentemente, reduzindo a produtividade.

Durante a abertura do evento, na terça-feira (25), houve um momento cultural com alunos do campus e com o poeta, cirurgião-dentista e jornalista, Rômulo Maia. Os estudantes apresentaram dois cordeis de autoria do próprio Rômulo, e de seu pai, Luis Pereira.

Na sequência, a professora e engenheira agrônoma Milena Almeida, ministrou uma palestra sobre a importância das abelhas para a cajucultura. Durante e após a palestra, ela tirou muitas dúvidas dos participantes sobre a contruibuição das abelhas na polinização do cajueiro.

Ainda na parte da manhã, o presidente da Central De Cooperativas dos Cajucultores Do Estado Do Piauí – COCAJUPI, Jocibel Bezerra dirigiu uma palestra mostrando as ações do órgão. No período da tarde, o agente de desenvolvimento do BNB (Banco do Nordeste do Brasil) e Coordenador do Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER, Agivan Moura, conduziu uma palestra sobre as ações do referido programa.

No segundo dia, quarta-feira (26), pela manhã, os pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical, Luiz Serrano e Marlon Valentim ministraram as palestras com o tema: “O cultivo do cajueiro Anão, principais clones  para o semiárido e Manejo de doenças do cajueiro no semiárido”. À tarde os participantes do seminário visitaram duas fábricas de cajuína, uma localizada no assentamento Santa Fé e outra no assentamento Nova Esperança (ambas em Pio IX).   

No terceiro dia, (27), houve o minicurso de Processamento integral do caju com o consultor do SEBRAE, Lenildo Lima.

Em entrevista, a diretora geral do campus, Raimunda Ferreira, destacou que Pio IX é um grande produtor de caju, portanto, o evento foi muito válido.

“O município de Pio IX, é o maior produtor de caju do estado e o segundo maior produtor do país, portanto, esse evento tem como objetivo trazer mais conhecimentos e técnicas de ponta no que se refere a cultura do caju”, disse.

Participaram do seminário, a presidente da Câmara Municipal de Pio IX, Domitilia Lopes do Monte; a vereadora e professora Eliane Arrais Bezerra; o presidente do Sindicato Rural de Pio IX, Luis Pereira de Alencar; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pio IX, Erinaldo José de Andrade; o coodenador do curso Técnico em Agropecuária, Webiston Nicolau e o coordenador da Fazenda Escola, Fábio Carreiro Chaves de Melo.

Com informações da ASCOM

Mais imagens:

Publicidade

Fotos: Graziane Sá

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS