Connect with us

Inhuma

INHUMA | Em missa solene de São José, arcebispo de Teresina, Dom Juarez, comemora 30 anos de vida sacerdotal

Publicado

em

O arcebispo, Dom Juarez Marques, da Arquidiocese de Teresina, celebrou nesta terça-feira, 19 de março, 30 anos de vida sacerdotal.

Dom Juarez foi presenteado com um quadro na Igreja Matriz de São José em Inhuma, quando celebrava na tarde desta quarta-feira, a missa solene do festejo do padroeiro. Além do quadro ele recebeu um bolo e foi ovacionado pelo público presente na igreja.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_1705.jpg

Em entrevista ao Cidades na Net, o arcebisbo pediu que os católicos continuem rezando para ele sempre fazer a vontade de Deus.

“Meu coração transborda de gratidão a Deus, pois reconheço que o chamado ao ministério é um dom gracioso concedido por ele. Peço a todos que rezem por mim, para que eu permaneça fiel à vontade do Senhor e ao propósito que ele tem para mim. Sinto como se estivesse recebendo um novo chamado, e neste novo caminho minha maior aspiração é ser fiel e aprender a fazer a vontade de Deus em minha vida. Quando nos alinhamos com a vontade divina, encontramos verdadeira felicidade. No mundo atual, muitas vezes somos tentados a seguir nossos próprios desejos, mas a oração do Pai Nosso nos ensina a buscar primeiramente a vontade de Deus”, disse.

Biografia

A vida sacerdotal de Dom Juarez iniciou ainda na década de 90. No dia 10 de julho de 1993 ele foi ordenado diácono na Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior-PI. Um ano mais tarde, em 1994, recebeu o grau de presbítero e foi pároco da Paróquia de São José, em Altos-PI.

De 1996 a 1998 foi vice-reitor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus. Além disso, dirigiu o Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI, de 2002 a 2008.

Já a vida episcopal (bispo) de Dom Juarez Marques iniciou no dia 17 de maio de 2008 em Oeiras, após ser nomeado pelo Papa Bento XVI. A cerimôniia de ordenação acotenceu na Catedral Nossa Senhora da Vitória. Na “velha capital” permaneceu até o dia 06 de janeiro de 2016.

Publicidade

Juarez foi bispo coadjuntor da Diocese de Paranaíba, nomeado pelo Papa Francisco. No mesmo ano recebeu titularidade da diocese no dia 24 de agosto.

Em 04 de fevereiro de 2023 o Papa Francisco nomeou como arcebispo de Teresina. Dom Juarez Marques Sousa da Silva é o 6º bispo diocesano de Parnaíba, tendo sucedido Dom Alfredo Schaffler. É o 8º arcebispo de Teresina, sucedendo Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho.

Dom Juarez Marques Sousa da Silva nasceu no dia 30 de junho, na zona rural de Barras, atual município de Cabeceiras do Piauí. É o primogênito dos sete filhos do casal Anísio Marques da Silva e Maria José Sousa da Silva. Cursou o Ensino Fundamental nas Unidades Escolares Matias Olímpio e Gervásio Costa, em sua cidade natal, e o Ensino Médio no Seminário da Assunção, em Jacarezinho-PR.

O arcebispo é bacharel em Filosofia e Teologia pelo Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina-PI e graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com mestrado em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, na Itália.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS