Connect with us

Ipiranga do Piauí

Em Ipiranga do Piauí, Audiência Pública esclarece sobre funcionamento da política de saúde no município

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira, 26 de setembro, a Prefeitura de Ipiranga do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma Audiência Pública para esclarecer o funcionamento da política de saúde do município.

A audiência foi solicitada pela Câmara Municipal, com o objetivo de proporcionar um espaço para o diálogo construtivo entre a administração municipal e os cidadãos, promovendo transparência, confiança e uma compreensão mais profunda das políticas e práticas relacionadas a Atenção Básica em Saúde.

O momento contou com a presença do prefeito Elvis Ramos; do secretário municipal de Saúde, Derisvaldo Xavier; dos vereadores Neilon Carvalho, Henrique Leal e João Batista; secretários municipais e a população em gera

A audiência, realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, foi conduzida pelo Secretário Municipal de Saúde, Derisvaldo Xavier.

Na oportunidade, o secretário apresentou informações detalhadas sobre diversos tópicos da Atenção Básica do município, dentre os quais, estrutura e funcionamento da Atenção Básica; responsabilidades das equipes e sua coordenação; alocação de recursos financeiros e humanos para a Atenção Básica; prioridades e programas em andamento; indicadores de desempenho e qualidade dos serviços prestados; canais de comunicação e participação da comunidade na gestão da Atenção Básica sobre planos para melhorias futuras na Atenção Básica.

Durante a audiência, a comunidade também teve a oportunidade de participar ativamente com perguntas e tirando dúvidas sobre os temas expostos.

Publicidade

Em entrevista ao Folha Atual, o prefeito Elvis Ramos falou sobre a importância da audiência. “O Legislativo de Ipiranga nos solicitou essa audiência pública para chamarmos a sociedade e podermos expor os nossos serviços que oferecemos na Atenção Básica. São informações importantes que a grande maioria da população não conhece. Precisamos levar essas informações para que todos fiquem informados sobre os seus direitos e deveres perante os serviços prestados na Saúde do nosso município”, afirmou.

Na oportunidade, o gestor falou ainda sobre os poucos recursos destinados à saúde que o município tem recebido e como isso afeta os serviços prestados à população.

“Recebemos recursos que já são insuficientes para atender a Atenção Básica, mas a todo momento nos deparamos com situações de Média e Alta Complexidade, que embora sejam responsabilidades do Estado, nós também tentamos atender. Infelizmente tudo envolve recursos, e esses recursos diminuem a cada dia, enquanto a demanda aumenta. Portanto, é uma conta que não fecha, e nesse sentido, temos que trabalhar priorizando o que é mais importante para a coletividade, atendendo verdadeiramente às necessidades da grande maioria das pessoas e daquelas que mais precisam”, complementou.

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS