Connect with us

MUNICÍPIOS

Isaias Coêlho aparece em 3º lugar nas cidades com maior desigualdade

Publicado

em

A revista Exame publicou em sua página na internet reportagem abordando a desigualdade entre os ricos e pobres das cidades brasileiras. De acordo com a publicação, São Gabriel da Cachoeira (AM) é o município que apresenta maior diferença entre as classes sociais em todo o Brasil.

Em uma série de fotos é mostrado um ranking com as 20 cidades mais desiguais socialmente. Na terceira colocação aparece o município de Isaias Coelho, distante 407 quilometros de Teresina. Segundo a publicação, uma pequena parcela rica ganha 105 vezes mais que a grande maioria (pobre) da população da cidade.

O levantamento levou em conta o Atlas de Desenvolvimento Humano 2013, da ONU (Organização das Nações Unidas), elaborado a partir dos dados do Censo 2010, do IBGE.

Veja a publicação:
As cidades do Brasil onde a desigualdade é mais gritante

São Gabriel da Cachoeira – cidade amazonense que faz divisa com a Colômbia -, tem menos de um habitante por quilômetro quadrado, mas enfrenta um problema muito comum das grandes metrópoles brasileiras: o imenso abismo existente entre os mais ricos e pobres que nela habitam.

Publicidade

Com aproximadamente de 4o mil habitantes, a cidade leva o nada honroso título de mais desigual do país, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano 2013, da ONU. E, ao contrário da média nacional, só piorou sua situação nas duas últimas décadas.
A distância entre as classes sociais é tão grande que os 10% mais ricos da cidade ganham cerca de 201 vezes mais do que os 40% mais pobres. O Índice de Gini, o mais famoso indicador para medir distribuição de renda, é de 0,8.

A medição varia de 0 a 1, sendo o melhor resultado o que mais se aproxima de 0.

O valor de São Gabriel da Cachoeira é pior do que o da Índia, que aparece na lanterna dos países da OCDE, com 0,7; enquanto a média do Brasil é de 0,5. A cidade mais igualitária do país tem Gini de 0,28.

As graves consequências da má distribuição de renda e a desigualdade de oportunidades foram tema recente de uma grande reportagem da revista EXAME.

Para o levantamento, a ONU utilizou dados do Censo 2010 do IBGE, os mais recentes disponíveis.

Publicidade

Fonte: portal AZ

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS