Connect with us

Itainópolis

ITAINÓPOLIS | Encontro com mais de 600 pessoas orienta sobre Bolsa Família e outros programas sociais

Publicado

em

A Prefeitura de Itainópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, na tarde desta terça-feira, 27, no Ginásio Poliesportivo, um encontro com famílias inscritas o Cadastro Único, beneficiárias do Bolsa Família e de outros programas sociais.

O objetivo foi repassar orientações importantes sobre o novo programa Bolsa Família e as novas regras de participação, e outros programas sociais que a população tem direito, como a tarifa social de energia elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ID Jovem, passe livre idoso e o programa Minha Casa, Minha Vida.

O evento foi aberto pela secretária municipal de Assistência Social, Marilene Rodrigues, que deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre o objetivo do encontro.

Segundo a Secretaria, cerca de 600 pessoas participaram do evento.  

Em seguida, o consultor estadual do Programa Bolsa Família no Piauí, Roberto Oliveira, ministrou a palestra informativa e orientadora.

Em relação ao Bolsa Família, o palestrante destacou que programa mudou as regras. “As famílias tem que tem uma renda igual ou menor a 218 reais por pessoa, o acompanhamento das condicionalidades como agenda de saúde, educação, como cartão de vacina atualizado, pré-natal com a gestante, a matrícula e frequência das crianças e jovens na escola, que são condições para continuar recebendo o benefício.”, disse.  

Além disso, outra novidade são os novos valores. O benefício de renda de cidadania, que é o valor de 142 reais para cada pessoa da família, sem limite de pessoas; o benefício da primeira infância no valor de 150 reais para cada criança com idade de 0 a 6 anos de idade; o benefício para gestante no valor de 50 reais; e da criança de 6 a 11 anos, do adolescente de 12 a 17 anos, no valor de 50 reais por cada.

Publicidade

“Isso permite que as famílias recebam no mínimo 600 reais, e possam receber a R$ 1900, R$ 1500. Podem ter famílias com esses volumes de recursos.”, disse Roberto.  

Ele reforçou que o Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do mundo. No Piauí são mais de 400 milhões de reais transferidos mensalmente. Em Itainópolis, a cada mês, são transferidos mais de 1,6 milhões de reais. “São quase 20 milhões de reais por ano, melhorando a vida de quem mais precisa, que são as pessoas de baixa renda, e aquecendo a economia local, onde todos saem ganhando.”, pontuou.

O palestrante esclareceu, também, sobre a averiguação cadastral que está sendo feita pelo Governo Federal em todo o Brasil. Nessa primeira leva, segundo ele, serão averiguadas 1,5 milhão de famílias que se declararam unipessoais, ou seja, que moram sozinhas e estão no cadastro único.

“O governo federal está buscando melhorar as informações do Cadastro Único para ampliar os benefícios aos que mais precisam, retomando o trabalho de revisão e atualização cadastral para que as famílias não venham a perder benefícios.”, disse.

Durante e ao final da palestra, Roberto abriu espaço para que os participantes pudessem tirar dúvidas.

Publicidade

Marilene Rodrigues definiu o encontro como um momento de informação e inclusão social.

Segundo ela, existem muitas dúvidas por parte da população, principalmente em relação a averiguação que está sendo feita pelo Governo Federal e que tem causado o bloqueio de alguns benefícios.

“Então, diante de tantas dúvidas e questionamentos, a gente achou por bem convidar o consultor Roberto, que tem mais conhecimento sobre o assunto, para estar sanando as dúvidas da população. Nós analisamos as principais dúvidas que nós recebemos na Secretaria e trouxemos para ser esclarecido neste momento.”, disse.

Além da população, o encontro foi, também, uma oportunidade para a equipe técnica da Assistência Social. “A gestão está preocupada em oferecer uma melhor qualidade de serviços, com o bom funcionamento dos programas sociais e tem buscado sempre melhorias, garantindo que a população tenha acesso aos benefícios que tem direito.”, finalizou.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS