Connect with us

DESTAQUES

ADAPI retoma barreira de fiscalização de transporte de animais e produtos, em Jaicós

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária do estado do Piauí (ADAPI), em parceria com a Polícia Militar de Jaicós, realizou nesta segunda-feira (09), na BR 316, que liga Jaicós ao município de Picos, uma barreira de fiscalização volante, que tem como objetivo coibir o trânsito de animais sem documentos zoossanitários (sem Guia de Transporte Animal – GTA), de produtos de origem vegetal e de agrotóxico irregulares.

A ação foi realizada pelos fiscais Estaduais Agropecuários, Médico Veterinário e coordenador da ADAPI em Jaicós, Dr. Abdias Último, Engenheiro Agrônomo, Armando, e contando com o apoio da Polícia Militar do município, com a participação do comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, capitão Lindomar Félix e do subtenente Josias.

Segundo o coordenador da ADAPI em Jaicós, Dr. Abdias Último, em primeiro momento, a fiscalização foi apenas orientativa, mas as demais a serem realizadas serão fiscalizações punitivas. “Estamos fazendo hoje uma fiscalização volante fixa orientativa, com o intuito de conscientizar. Na verdade os criadores já sabem disso, mas a gente vem orientando, em parceria com o capitão Félix e os demais colegas aqui e estamos abordando os veículos que estão sem a Guia de Trânsito Animal (GTA). A preocupação não é somente abordar os que não estão portando a documentação, mas também saber de onde os animais estão vindo. Hoje está sendo uma fiscalização orientativa, mas as demais serão punitivas” explicou ele.

A equipe fez uma avaliação positiva da fiscalização, sendo que apenas 4 veículos foram abordados sem a Guia de Trânsito Animal (GTA). Segundo Abdias, serão realizadas mensalmente várias barreiras de fiscalização.“Estamos intensificando e vamos fazer fiscalizações na saída de Jaicós sentindo Picos, na próxima semana faremos na BR-407, que dá acesso ao município de Patos do Piauí e daqui a quinze dias faremos também na saída de Geminiano a Picos. Além da Polícia Militar estamos fazendo também uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal com o objetivo de intensificar a ação e estamos divulgando para que os criadores estejam cientes” disse.

Nas fiscalizações punitivas, os criadores que não possuírem a documentação necessária poderão ser multados e ter a carga confiscada, até que seja feita a regularização da situação.

Publicidade

O coordenador ainda orientou que os criadores que não possuem cadastro devem se dirigir à ADAPI para efetuá-lo e assim pode obter a GTA. “Aquele cidadão que não tem cadastro na ADAPI, seja em Jaicós, Massapê ou Picos, deve procurar o escritório do seu município e cadastrar seus animais para que possa obter a Guia de Trânsito Animal (GTA). O cidadão deve ter a guia. Acredito que cada criador fazendo sua parte, com certeza a Defesa Sanitária, a ADAPI e a sociedade civil serão beneficiadas, mas se não fizermos nosso dever tudo se complica”

Os criadores que comercializam animais, que não possuem cadastro e residem nos municípios jurisdicionados (Massapê, Jaicós, Belém, Padre Marcos e Francisco Macedo), devem procurar o escritório da ADAPI para a regularização cadastral, portando CPF, identidade, Incra/Itr e Contrato de Comodato Rural.

 Feira dos animais

O coordenador da ADAPI ressaltou também que há uma preocupação com relação à estrutura da feira de pequenos animais, do município de Jaicós, e que será feita uma reunião para discutir sobre a estruturação da mesma.

“Outra preocupação é com relação à estrutura da feira de pequenos animais, de Jaicós, e estaremos reunindo em breve os principais setores de Jaicós, a Promotoria Pública, A Polícia Militar, a ADAPI e a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o gestor, para estudarmos uma forma de estruturar a feira dos animais. Está sendo feita essa reclamação porque os animais estão ficando expostos à incidência solar e isso é danoso a eles”.

Publicidade

A feira dos animais é realizada na saída para o município de Massapê do Piauí.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS