Connect with us

Jaicós

Associação das Mulheres de Várzea Queimada é contemplada pela lei do Patrimônio Vivo

Publicado

em

A Associação das Mulheres de Várzea Queimada, povoado localizado na zona rural de Jaicós, está entre os grupos contemplados por meio da lei do Patrimônio Vivo, que é uma política pública para preservação, reconhecimento e apoio financeiro da Cultura Tradicional do Piauí.

A lista de contemplados foi confirmada pelo Conselho Estadual de Cultura do Piauí (CEC) no último dia 12, e regimentalmente, o Secretário de Cultura homologa os 30 nomes nesta quarta-feira (14).

Os selecionados vão contar com auxílio financeiro mensal para ajudá-los a manter viva as tradições e cultura piauiense. O auxílio financeiro será vitalício e de R$ 600 para pessoas físicas e de R$ 1.200 para grupos.

Além da associação da cidade de Jaicós, foram beneficiados também o Culturart (Grupo Culturart), Associação dos Filhos e Amigos de Bom Jesus (Escola de Rabecas Mestre Joaquim Carlota), Associação dos Congos de Oeiras – PI (Congos de Oeiras), Associação dos Vaqueiros de União – AVAU (Vaqueiros de União), Associação das Mulheres de Várzea Queimada, Associação Bumba Meu Boi (Imperador da Ilha) e Batuque da Volta do Campo Grande.

A seleção foi possível através do chamamento “Mestre Severo” , edição 2022. Com o aporte financeiro, os artistas ou grupos contemplados transmitem seus conhecimentos e experiências, visando perpetuar esses ofícios, ajudando a manter viva essa importante tradição para nossa cultura.

Publicidade

O Registro de Patrimônio Vivo no Piauí tem por finalidade a preservação, por meio de reconhecimento e apoio financeiro do Governo do Piauí, dos modos de fazer, técnicas e saberes da cultura tradicional ou popular piauiense mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos por pessoas naturais, brasileiras, residentes e domiciliadas no Estado do Piauí ou grupo de pessoas naturais, dotadas ou não de personalidade jurídica, estando constituída sob qualquer forma associativa, sem fins lucrativos, dotado ou não de personalidade jurídica na forma da lei civil, comprovadamente há mais de 20 (vinte) anos contados da data do pedido de inscrição.

Confira as Pessoas Físicas selecionadas:

Agenor Vieira de Abreu (Mestre Agenor Abreu), Rita Maria da Conceição (Dona Rita da Custaneira), Aurenildo Acioly Assunção (Nildo Acioly – Palhaço Cascatinha), Eliazar Rodrigues da Silva (Eliazar), Maria Iraci da Costa (Dona Iraci do Tombador), Francisca Maria de Lima (Chica Tomé do Sobrado Grande), Luiz Pereira da Silva Filho (Luizinho do Xubéu), Francisco Ferreira da Silva (Seu Chiquim Ferreira), Idelzuita Rabelo Paixão (Idelzuita Paixão), Antônio José Pereira da Silva (Antônio José Mambenga), Maria Francisca Pereira Ferreira (Cacica Francisca Kariri), Pedro Diolino da Silva (Pai Pedim de Atrás da Serra), Manoel Francisco de Lima (Gabiru), José Gualberto da Silva Neto (Mestre Tucano), Raimundo Ferreira Lima (Mestre Dim), José Cláudio Pereira Bruno (Canário da IIha), Valdecir Braga Araújo (Valdecir Rabequeiro), Antônio Pereira Damasceno (Véi Toim Batuqueiro), Gregório Barbosa Ribeiro (Gregorinho), Adão Januário de Lima (Adãozinho), Raimundo Clementino,Nilton Nonato Garcia (Galo Preto), Elvis Miranda Lima (Mestre Rato).

Facebook

MAIS ACESSADAS