Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Com tema “Água: fonte de vida”, escola Líria Alencar realiza culminância do projeto Ler e Aprender; fotos!

Publicado

em

A Secretaria de Educação de Jaicós, está realizando nas escolas da Rede Municipal, o projeto “Ler e Aprender”, que objetiva desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto e ampliar o letramento por meio da progressiva incorporação de estratégias de leitura em textos de nível de complexidade crescente.

Neste mês de junho, mais uma escola, a Líria Maria da Cruz Alencar, realizou a culminância do projeto, com a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos e apresentações com cada turma.

Em todas as unidades de ensino, o projeto foi trabalhado com o desenvolvimento do tema “Água: Fonte de Vida”, com base no qual os alunos produziram trabalhos com os gêneros textuais Cantigas de roda, Notícia, listas (chamada, de ingredientes, compras ,etc.), Bilhete, Convite, Parlenda e receita, Poema, Fábulas e Cartão.

A culminância na escola Líria Alencar foi realizada na segunda-feira (20) nos períodos da manhã e tarde. Além dos alunos e professores, estiveram presentes a coordenadora da escola, Ana Zita, a diretora, Fátima da Silva, as Coordenadoras Rosângela Santana e Vanda Reis, e o psicopedagogo Adaljerry Ferreira.

O evento contou com seis apresentações : Cantiga de roda (1º ano), professoras Arlene e Leda; Poema (2º ano), professoras Leila e Albetiza; Canção (3º ano), professoras Dena e Lourdes; Notícia (4º ano), Eulina e Regina; Poema (5º ano), professor Claúdio; e Anúncio (6º ano), com a professora Aparecida.

Diversas produções, cartazes informativos e de conscientização, também foram expostos nos corredores da escola.

Ana Zita de Carvalho, coordenadora da escola, disse que a temática trouxe uma conscientização necessária aos alunos. “Foi muito importante trabalhar sobre essa temática água, inclusive porque aqui na própria escola eles desperdiçam água. Então, conhecendo essa realidade deles, eles precisavam muito ter essa conscientização de como utilizar água, não só a de beber, mas no consumo em casa para outras atividades. E além de aprenderem, eles ainda levam esse conhecimento pra casa e repassam aos pais”.

Ele ainda avaliou a culminância como produtiva.”A culminância para mim foi positiva, muito gratificante. Foi pouco tempo para trabalhar, mas a gente tem uma equipe dedicada, os professores se empenharam para trabalhar essa temática em cima dos gêneros textuais. Para mim foi muito positivo e com certeza ficou um grande aprendizado para os alunos”.

A professora da turma do 2º ano A, Leila Kelma Lima, trabalhou o gênero textual poema.”Primeiramente a gente trabalhou vários tipos de poema referentes às letrinhas que a gente estava vendo, e a matemática também. O que a gente estava estudando nas disciplinas, eu procurei trabalhar um poema com eles. Depois chegou para a gente a temática da água, que foi adaptada ao projeto e todos os textos trabalhados em forma de poema. Fizemos toda uma preparação falando sobre a utilidade de água, dos problemas que a gente enfrenta ultimamente, e em cima disso eles produziram o próprio poema, com a participação da turma toda”.

Para a educadora, houve um grande aprendizado por parte dos alunos.”Foi muito proveitoso. As avaliações que eu fiz em relação aos temas trabalhados, principalmente ao gênero textual poema, foi bem significativo. A turma toda pode perguntar que eles sabem identificar o que são versos, o que é estrofe, o tipo de poema, as palavras que rimam. E a gente vê o resultado até na própria produção do poema, eu achei lindo e até chorei. Foi muito gratificante”.

Maria Regina Santos, professora do 4º ano B, disse que foi desafiador desenvolver as atividades do projeto, mas muito importante trabalhar o tema. “Trabalhar o projeto a princípio teve um pouco de dificuldade, devido alguns alunos não saberem ler, isso por conta também dos dois anos da pandemia, em que os alunos não estiveram em sala de aula. Mas foi muito importante trabalhar o tema na sala de aula, e eles participaram, todos estão cientes da importância da água, pois a gente sabe que sem água não se vive. […] E a gente sabe a importância da água por que a gente vive o problema, tem que comprar água, os poços não são suficientes”.

Publicidade

Na apresentação de culminância, os alunos trabalharam o gênero notícia. “Na sala de aula a gente trabalhou o gênero notícia e na culminância apresentamos uma pequena entrevista, relatando a importância e os cuidados com a água em casa. Foi muito importante trabalhar esse tema com os alunos, a participação deles foi importante, pois a gente tentou conscientizar sobre a importância da água, de não desperdiçar e economizar”.

A educadora ainda conclamou a população a economizar. “E gostaria de dizer para as pessoas tratarem a água com mais cuidado, economizar, porque infelizmente a água já está faltando, inclusive na nossa cidade. Então cuidem da água, pois sem ela a gente não vive, a água potável principalmente. E tratem a água, usem o filtro de barro, pois a água para beber precisa ser filtrada. Muita gente pega dos poços e só coloca na geladeira, mas não é certo, pois a gente sabe que ela tem impurezas e pode causar doenças”.

Arlene Silva de Sousa, professora do 1º ano B, disse que os alunos foram bastante participativos nas atividades. “Em sala de aula trabalhei com eles textos informativos, falando sobre a importância da água e de economizar, principalmente nesse tempo que a gente está, onde a água está cada vez mais escassa. E eles foram muito cooperativos, deram opinião, falaram, fizemos cartazes. Fizemos também uma atividade em sala para eles dizerem o que a família deles tava fazendo em casa para não desperdiçar. Foi um trabalho muito bom, porque eles realmente se empenharam e aprenderam”.

As demais escolas também realizaram as culminâncias, com apresentações e exposições.


Facebook

MAIS ACESSADAS