Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Escola Lili Silveira é totalmente climatizada e recebe 20 computadores para sala de informática

Publicado

em

A Unidade Escolar Lili Silveira, que integra a Rede Pública Estadual de Ensino, no município de Jaicós, foi contemplada com importantes investimentos. A unidade recebeu 14 climatizadores de 24.000 btus e 20 computadores para sala de informática.

Com os equipamentos destinados pelo Governo do Estado, a escola agora está totalmente climatizada, além de ter passado a contar com um laboratório de informática adequadamente equipado para atender as necessidades dos estudantes e equipe escolar.

Pedro Ricardo estudante do 3º ano, disse que a climatização da escola era muito aguardada. “Estava atrapalhando muito, por conta que além do barulho dos ventiladores, às vezes os professores tinham que desligar para conseguir dar aula, mas aí vinha o calor, e a gente terminava não conseguindo concentrar na aula. A expectativa dos alunos estava muito grande esperando essa climatização, mas graças a Deus chegou e está sendo ótimo”.

Ele agradeceu a equipe da escola e disse que os novos computadores também vão ajudar os alunos. “O laboratório também vai ajudar muito, pois os professores passam trabalhos e muitos alunos não tem computador, acesso a internet em casa, então agora eles podem se dirigir a escola para fazer esses trabalhos aqui. Sou muito grato aos professores, coordenadores, diretora, todos que lutaram para essas conquistas para nossa escola”.

Aluna do 2º ano A, Juliana Sousa, destacou a importância dos equipamentos recebidos pela escola. “Era muito quente, os professores tinham dificuldade para nos ensinar por causa do barulhos dos ventiladores, e agora está muito melhor. Antes a gente tinha dificuldade de se concentrar, não conseguia escutar os professores direito, mas agora está perfeito. Agora também a escola está disponibilizando computadores, que facilita pra gente, pois antes a gente tinha que usar na secretaria”.

José Gabriel de Carvalho, que estuda no Lili Silveira desde 2018, também comemorou as melhorias. “A coordenação da escola já vinha tentando adquirir esse material há um bom tempo, e veio dar certo agora. Agora vai melhorar muito na questão do calor, creio que já está sendo muito bom com a instalação desses climatizadores, devido ao calor que é bem mais intenso nesses últimos meses. Antes era complicado e isso afetava muito até no ensino, mas agora, graças a Deus está sendo bem melhor”.

Para a aluna Maria Clara de Paiva, a realidade agora é outra. “Ficou melhor o clima, pois todo mundo reclamava do calor, mesmo se ficasse com janelas abertas não era muito quente, e os ventiladores também atrapalhavam na aula. Agora ficou muito melhor, a gente já sente a diferença. Antes os computadores daqui também era muito difícil funcionar, então a gente usava o computador da secretaria pra fazer pesquisa, mas agora temos esses”.

Além dos investimentos já citados, entre os de 2021 e 2022, a U.E Lili Silveira também foi beneficiada com a perfuração de poço tubular, melhorando a distribuição de água no prédio da escola; construção de subestação independente com transformador (reforçando a energia elétrica); na ordem de (R$ 27.459,94); colocação de piso tátil, sendo a única escola estadual na região que detém piso indicativo para pessoas com deficiência, na ordem de (R$ 12.000,00); e 20 ventiladores a serem instalados no refeitório/pátio; (convênio do Estado).

Para a equipe da escola, os investimentos irão facilitar o trabalho e comodidade dos alunos, professores e demais servidores, além de melhorar o ensino/aprendizagem. “A gestão da U.E Lili Silveira mesmo diante de todas as dificuldades manteve o conselho em dias e ativo e assim pudemos receber diversos investimentos no prédio de nossa escola” destaca.

Omaciana Franco, que trabalha na escola desde 2013 e atualmente atua como professora de Geografia, disse que a escola é referência na qualidade de ensino, e agora conta também com melhorias estruturais.

“A nossa escola sempre foi referência com relação a qualidade do ensino, e agora melhorou a parte física. A gente já tinha uma escola limpa, organizada, mas havia esse problema dos ventiladores, por serem inadequados, pois você não conseguia nem falar direito pelo barulho, tinha que praticamente ficar gritando em sala de aula. Com a climatização da escola agora tudo ficou 100%. Temos um corpo docente excelente, material didático de qualidade, livros para todo mundo, e agora a questão do aconchego, do ambiente, no sentido das salas estarem melhor para a gente poder ter mais eficiência no ensino. E a gente já está sentindo a diferença, na frequência dos alunos e participação”.

Publicidade

A educadora disse que a chegada dos novos computadores também foi fundamental. “Nossos computadores estavam muito antigos, uns já não serviam mais, e agora com esses novos computadores vai ser muito útil. Ao invés de terem que ir a uma lan house ou trazer o celular, que acaba atrapalhando a aula, com a nossa sala de informática vai melhorar 100%, pois a gente vai poder trazer eles diretamente pra cá e fazer as atividades aqui mesmo nos computadores, que são muito bons, de primeira geração. A gente só tem que agradecer a administração, ao Governo do Estado, que tem feito o diferencial nesse quesito nas escolas estaduais”.

O Coordenador Financeiro da escola, Wanderson Carvalho, disse que a melhoria com os itens recebidos é significativa. “Recebemos 14 centrais de ar, que foram instaladas agora recentemente. Todas as salas, inclusive dos professores, diretores e a cantina, foram climatizadas. Os professores reclamavam bastante por causa do barulho dos ventiladores, quando desligava não aguentava o calor. Tinha um entra-e-sai de alunos, aquela reclamação e agora no B-R-O BRÓ a gente teve que soltar mais cedo por causa do calor e agora vamos sanar essa dificuldade e esperamos melhorar bastante a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores”.

Sobre os computadores, Wanderson disse que agora poderá ser atendida a demanda dos alunos. “Quanto ao laboratório vai melhorar de maneira significativa, pois a gente só tinha três computadores aqui na secretaria, os alunos vinham sempre fazer algum e a gente não tinha como dar um suporte. Agora são 20 computadores, que vão servir aos alunos dos três turnos. Há muito tempo a gente buscava conseguir esse material, e agora fomos atendidos. Nossa escola está com uma estrutura bem bacana”.

Ele também deixou um convite para que os jovens de Jaicós se matriculem na escola.
“Já fazemos um chamamento aos alunos dos bairros Nova Olinda, Centro, Armínio José de Sousa, adjacentes e comunidades rurais, que findo o ano escolar em curso já iremos iniciar as matrículas para o ano de 2023, ofertando o Ensino Fundamental II (6°, 7°, 8° e 9°) no período da manhã e Ensino Médio (1°, 2°, 3° e EJA) nos turnos tarde e noite” finalizou.

A escola tem como diretora Maria das Mercês Santana Barros, e como Coordenadoras Pedagógicas, Maria dos Remédios Coelho Ferreira Aguiar e Arlene de Sousa Dias. A unidade atende atualmente 297 alunos.

Facebook

MAIS ACESSADAS