Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Escolinha Pequeno Polegar promove “Gincana do Afeto” e trabalha o resgate de valores na família

Publicado

em

A Escolinha Pequeno Polegar, do município de Jaicós, desenvolveu durante uma semana, o projeto “Gincana do Afeto”, que é coordenado pelo professor, capoterapeuta e profissional de Educação Física, Jairo Costa.

O projeto teve início no dia 18 e foi encerrado na manhã desta sexta-feira (25), com uma atividade integrativa entre os alunos e professores e entrega de certificados.

Segundo Jairo Costa, a gincana trabalha os eixos família, afeto e escola, visando gerar afeto entre filho e pai em casa, para obter positividade e maior desempenho na escola, resgate de valores da família e promover uma relação social positiva.

O projeto foi desenvolvido com tarefas dentro e fora da escola, com o intuito de  evidenciar a importância da família; demonstrar através de atitudes que o respeito aos pais e aos mais velhos fazem parte da formação do caráter das pessoas;despertar nos alunos a necessidade do diálogo entre entes da família, colegas de classe; incentivar os alunos a buscarem a participação dos familiares em sua vida escolar; promover atitudes para o efetivo exercício da cidadania e da pátria e estabelecer entre aluno e professor relações afetivas de respeito, compreensão e autonomia, contribuindo para o aprendizado e para a conquista da autoestima do aluno e incentivar os alunos a amar a si mesmo, a sua família, o próximo e a natureza como forma de construção da sua formação e personalidade.

Entre as tarefas, com o intuito de sensibilizar para o afeto com seus pais, alterando comportamentos e desenvolvendo o respeito mútuo, os alunos tiveram que pedir a benção aos pais, conversar com eles durante 5 minutos e abraçar os pais e/ou responsáveis. Todas as atividades foram registradas em fotos e vídeos e compartilhadas com os participantes.

O pequeno João Lucas Reis, 7 anos de idade, que estuda no 2º ano, disse que ficou feliz em participar da gincana e ver os pais felizes. “Eu gostei, fiquei feliz em participar, porque gosto de ver meus pais felizes. Com meus amigos na escola também foi muito bom, eu dividi meus brinquedos, eles me ajudaram quando eu me machuquei. Eu gosto de brincar com meus colegas e essa gincana é engraçada e pra mim foi só felicidade” disse.

O capoterapeuta Jairo Costa disse que todas as ações foram desenvolvidas de forma positiva. “Graças a Deus a semana foi muito produtiva, as ações, tanto em casa, quanto na escola foram desenvolvidas de forma bem positiva. Foi só êxito e agradeço a todos os professores, a direção da escola por ter abraçado o projeto, os alunos e os pais por terem aceitado todas as atividades” disse.

Publicidade

Ele disse também que a gincana realmente promoveu o afeto entre pais e alunos. “Das que realizei, essa escola foi uma das mais positivas, todo o passo a passo foi desenvolvido corretamente. A atividade que marcou foi o diálogo com os pais em casa, porque hoje os filhos pouco conversam com pai, mas nós vimos nas fotos e vídeos que a atividade foi positiva e teve um alto grau de aceitação. Com a Gincana do Afeto os alunos se aproximaram mais dos pais” falou.

A diretora Rosângela Silveira, disse que a escola tem a constante preocupação de trabalhar os valores. “Graças a Deus as atividades foram positivas, os professores e alunos se envolveram. E a gente tem que ter essa preocupação de sempre estar trabalhando a questão dos valores, do afeto, carinho, responsabilidade, fraternidade. E nosso trabalho durante esses 29 anos, sempre foi voltado para isso” disse.

A gestora disse que os pais também gostaram da atividade. “Houve uma aproximação muito positiva. Realizamos reunião com os pais e eles gostaram do trabalho. E essa gincana também já faz parte da feira cultural, que vai ser realizada em novembro” concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS