Connect with us

Jaicós

Secretário Crisanto Neto visita importantes obras no interior de Jaicós. “Estamos avançando”, disse

Publicado

em

Apesar da crise financeira que se instalou em todo o país e que tem refletido também na economia dos municípios, a centenária Jaicós situada no interior do Piauí, tem mantido investimentos em obras infraestruturantes. Segundo o ex-prefeito e atual secretário de Obras, Crisanto Neto, é resultado da melhor gestão do dinheiro público, que está sendo investido na melhoria da qualidade de vida das pessoas, em várias áreas.

O secretário tem acompanhado de perto as obras que estão sendo realizadas em todo o município. Na última semana, ele esteve visitando algumas delas acompanhado do vereador líder do governo na Câmara, Elias Pereira (PRB). Uma dessas obras está sendo realizada na localidade Igreja dos Crentes, onde a Escola Municipal Pastor João Vasconcelos está sendo amplamente reformada.

DSC_1095

“Aqui nós estamos investindo dinheiro do próprio município, recurso que nós economizamos para melhorar a estrutura dessa escola e a vida dos alunos e profissionais que aqui estudam e trabalham”, disse Crisanto. A escola está sendo murada e toda a área interna cimentada. Uma pequena quadra de esportes será construída. Espaços como cantina e banheiros foram revestidos de cerâmica e forrado. As salas também receberam forro.

DSC_1102

Outra comunidade rural visitada pelo secretário foi a Lagoa do Sabino, onde uma Quadra Poliesportiva coberta com arquibancada, vestiários e banheiros, está sendo construída em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

DSC_1114

O povoado Esquisito, um dos mais populosos do município, também está sendo construída uma Quadra Poliesportiva. Lá, as obras estão ainda mais adiantadas. A estrutura metálica da cobertura já foi instalada. “Essas duas comunidades terão, em breve, um amplo espaço para prática de esportes, lazer e outras atividades sócio educacionais”, disse.

Publicidade

DSC_1159

Outra importante obras em pleno andamento no interior do município é a construção de mais um sistema de abastecimento de água. O projeto prevê a perfuração de um poço tubular na localidade Lagoa Achada, onde a água será captada e distribuída para as comunidades Vira Mão e Pau do Enxuí através de uma adutora com 7,9 mil metros de extensão e 33 mil metros de sistema de distribuição de água, que vai levar água até as residências. “Esse sistema beneficiará a pelo menos 300 famílias, ou seja, cerca de mil pessoas terão suas vidas melhoradas”, pontuou Crisanto.

DSC_1133

VEJA MAIS: Iniciadas as obras para levar água a 450 famílias rurais no município de Jaicós

Morador acompanha andamento das obras com ansiedade

Morador acompanha andamento das obras com ansiedade

Enquanto a empresa trabalha na construção do sistema de distribuição, moradores que serão beneficiados com a chegada de água nas residências, acompanham de perto o andamento da obra. Erivan José Alves, morador da localidade Pau do Enxuí, disse estar ansioso. Ele relatou que vai melhorar a qualidade de vida da família. A casa onde mora não tem água. Diariamente, ele sai de casa por volta das 5h da manhã e percorre cerca de 5 km com um animal e uma carroça para pegar água para o consumo. São três horas dedicadas somente ao abastecimento da residência.

DSC_1148

Na localidade Pau do Enxuí, a Prefeitura Municipal investiu recursos próprios na ampliação da Escola Municipal Cariolano Alves, com a construção de duas salas de aulas e um alpendre. “Estamos na fase final dessa reforma para entregar a comunidade e, posteriormente, estaremos construindo o muro ao redor de toda a escola”.

DSC_1149

Na mesma escola, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, foi construída uma grande cisterna com placas de cimento com capacidade de armazenar água até 52 mil litros, cujo objetivo é proporcionar o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para atender às necessidades de alunos e professores da referida escola.

Publicidade

A trafegabilidade e o acesso às comunidades rurais do município tem sido outra prioridade da gestão. As máquinas adquiridas do município tem trabalhado continuamente em todo o território a realizando diversos serviços, como patrolamento, piçarramento de trecho com muita areia e aterramento de buracos que acumulavam água no período chuvoso e dificultava o tráfego de veículos.

DSC_1166

“Nós temos feitos serviços extensos, temos cuidado bem das estradas. Hoje podemos circular em carro pequeno no interior do município de Jaicós sem problemas. É resultado do trabalho que vem sendo feito pela equipe de máquinas. A Prefeitura tem investido bastante, apesar de todas as dificuldades está passando. Estamos administrando com austeridade, economizando muito para que as comunidades e a população consigam se beneficiar”, disse Crisanto.

O secretário salientou que vários e municípios do Estado do Piauí os prefeitos estão administrando apenas a folha de pagamento, sem condição de investir nada em benefício do povo, em virtude da crise no país. “Em Jaicós tem sido diferente. Estamos administrando a folha de pagamento e ainda fazendo alguma coisa para nossa comunidade”.

Veja mais fotos das visitas:

DSC_1086 DSC_1089 DSC_1090 DSC_1092 DSC_1093 DSC_1094 DSC_1095 DSC_1097 DSC_1099 DSC_1100 DSC_1102 DSC_1108 DSC_1110 DSC_1111 DSC_1113 DSC_1114 DSC_1115 DSC_1116 DSC_1118 DSC_1120 DSC_1121 DSC_1125 DSC_1127 DSC_1130 DSC_1131 DSC_1133 DSC_1136 DSC_1140 DSC_1142 DSC_1143 DSC_1146 DSC_1147 DSC_1148 DSC_1149 DSC_1153 DSC_1154 DSC_1155 DSC_1157 DSC_1159 DSC_1166 DSC_1167

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS