Connect with us

Jaicós

Vereador Bosquinho solicita que seja feito mapa atualizado do município de Jaicós

Publicado

em

O vereador João Bosco Lima, o Bosquinho, quer que seja feito um mapa atualizado com a inclusão de novas ruas com edificações e ruas projetadas, bem como a numeração dos imóveis construídos e limites por Sistema de Posicionamento Global – GPS da Zona Urbana da cidade de Jaicós, colocando placas indicativas com nome de ruas, avenidas, travessas e bairros.

A solicitação foi feita ao Prefeito Municipal de Jaicós, Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, e aos secretários Elias Pereira (Obras) e Lázaro Reis (Administração), em Requerimento aprovado pela Câmara de Jaicós na sessão desta sexta-feira (10).

Bosquinho justificou que o último mapa foi feito entre 2009/2010. “Após treze anos a cidade avançou muito, principalmente nos Bairros Nossa Senhora das Mercês, João Melé, Boa Vista Armínio José de Sousa nas proximidades da Creche Dona Calú e muitas ruas novas não constam no Mapa atual”.

Segundo o vereador, os nomes das ruas, avenidas, travessas e bairros com a devida numeração, além de organizar a cidade facilita o trabalho dos correios, que leva em consideração apenas os endereços oficiais. “A ausência de numeração acarreta confusão por parte dos moradores, que usam as numerações colocadas pelos Agentes de Endemias, que não são oficiais para os correios. O aumento dos endereços oficiais contribuirá para o aumento de funcionários dos Correios”.

Ele informou que atualmente os limites da zona urbana de Jaicós oficial, feito por lei de n° 529, datada de 05/11/1984, são linhas imaginárias. Exemplo: a Oeste: casa de Isaura, nas proximidades do posto de gasolina “Coqueiro”, segue em linha reta até a Parede da Lagoa Grande. “É de conhecimento de todos que com o avanço das tecnologias, até mesmo os limites de propriedades, estão sendo cadastradas no CAR – Cadastro Ambiental Rural, áreas de proteção ambiental, feitos por GPS. O IBGE mapeia os municípios e setores por GPS, restando ao Município Jaicós, organizar e atualizar por lei os limites da Zona Urbana pelo Sistema de Posicionamento Global”.

“Uma possível sugestão para preservação histórica de alguns jaicoenses ilustres que dão nomes extra oficialmente a muitas ruas é identificarmos as mesmas com placas indicativas ficando em destaque a forma como a via é oficialmente denominada e em um tamanho menor, será escrito o nome de como é popularmente conhecida. O momento é oportuno, pois está sendo feito a regularização fundiária em nosso município, e seria interessante também fazer esse trabalho topográfico” acrescentou Bosquinho.

Publicidade

Assista à sessão e veja fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS