Connect with us

DESTAQUES

Educação de Padre Marcos alfabetiza, emite novo RG e resgata autoestima de alunos do EJA

Publicado

em

O município de Padre Marcos, está entre as cidades  do Brasil com maior índice de analfabetismo, realidade essa, que vem sendo transformada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, através de políticas públicas voltadas a  alfabetização de jovens e adultos.

Na manhã desta quarta-feira, 21, o segmento teve mais um importante avanço. O governo municipal,  fez a  troca de  Carteira de Identidade(RG),  de 40 alunos do EJA, que eram analfabetos na qual constavam apenas a digital no documento. Alfabetizados eles tiveram um novo documento expedido  com sua assinatura.

Na solenidade de abertura do evento, o secretário de Educação, Eraldo Carvalho,  falou sobre a ação.  “Quero expressar minha alegria nesta manhã, por estar reunindo estas turmas de EJA, modalidade de ensino que tem se  desenvolvido bastante em nosso município, a exemplo disso, é a realização desse momento, então é uma satisfação grande concretizar hoje, o que havíamos prometido em  visitas a estas turmas. Um momento ímpar que vai além da troca do RG, pois constar nesse documento a assinatura de vocês,  significa devolver a dignidade e  a autoestima de cada um,  pois nem posso supor quantas situações de constrangimento já passaram na vida ao apresentar um documento que constava que eram analfabetos. Por isso, quero parabenizá-los por estarem aqui e por permanecem firmes e determinados frequentando as turmas do EJA”, destacou.

O gestor,  também, parabenizou todos os envolvidos do processo  de alfabetização dos alunos. “Parabenizar os professores pelo trabalho e por realmente fazerem as turmas funcionarem, ao coordenador Gerlanildo, por acompanhar e trazer as demandas e nos enquanto Secretaria sempre  buscando suprir, como também,  agradecer ao prefeito Valdinar pela parceria e por estar sempre junto  com a gente em todas ações que desenvolvemos na educação”, concluiu.

O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar Silva, iniciou seu discurso agradecendo a toda  equipe da educação, os professores e coordenador do EJA que, segundo ele tem feito a modalidade ensino funcionar em sua plenitude. “Agradecer pelo empenho de cada um, pois percebemos que está surgindo efeito, e sabemos que educar alunos de 30, 40 e 50 anos requer um dedicação maior, e temos percebido que isso tem realmente acontecido”, frisou.

Publicidade

Ainda de acordo com  o gestor, a  nível de País  Padre Marcos está com um índice alto de analfabetismo, e que  isso tem prejudicando o município. “Estamos trabalhando para modificar essa realidade  que com muita empenho e dedicação por parte de todos que fazem a nossa gestão já vem sendo transformada,   e não vamos parar,  temos uma meta a ser alcançada  e  continuarem  firmes nessa caminhada para  mudarmos essa realidade”, afirmou.

 

Segundo o prefeito, embora os estudantes tenham um longo caminho a percorrer até conquistarem mais conhecimento, o evento é mais  que uma simples inclusão da assinatura no documento, significa muito na vida dessas pessoas. “Representa o resgate da cidadania, o resgate da autoestima, porque o processo de alfabetização vai além das letras e números”,  destacou  o gestor.

Por fim, o prefeito informou que a segunda via do RG, não qual é pago uma taxa, terá os custos arcados por ele. Não somente destes 40 alunos, mas todos os demais que se alfabetizarem.

O  diretor da escola Davi Severiano, de Riacho do Padre, Domingos Alfredo, disse que uma das dificuldades encontradas para formar as turmas, foi o fato dos alunos estarem  desacreditados do programa. “No início eles disseram que  não queriam mais se matricular porque todo ano faziam a matrícula, mas na prática não funcionava,  foi  quando eu disse, vamos superar  os obstáculos e fazer diferente, e hoje, estamos vendo os resultados. Então quero reassaltar  que  não vamos parar por aqui, continuaremos  buscando  reforçar as turmas, e acredito mudaremos esses índices negativos em nosso município”, disse.

A supervisora de ensino, Luzimar  Carvalho,   disse ser uma grande satisfação partilhar da conquista dos alunos.  “Quero parabenizar cada um  por essa conquista, eu sei que tiveram muitos incentivos para estudarem, mas o principal ator desse sucesso são vocês, porque aceitaram o desafio, e hoje estão mostrando o resultado”, frisou.

Publicidade

O coordenador do EJA, Gerlanildo Moura, afirmou  que momento é de agradecimentos. “Gratidão ao alunos por terem confiando em nós, mesmo quando eram desacreditados do programa, gratidão a Secretaria de Educação, por sempre atender nossas demandas, ao prefeito municipal, pelo interesse, a dedicação que ele tem,   por apoiar e tratar  com prioridade as turmas do EJA,  e agradecer aos professores por toda a dedicação no processo de alfabetização”, disse.

A senhora Maria Lenida, de 55 anos, é  uma dos 336 alunos  que estuda da modalidade de ensino EJA em Padre Marcos. Sua Carteira de Identidade a classificava como analfabeta,  fato  este, que  sempre a deixou triste,  pois segundo ela, seu maior desejo sempre foi aprender a ler e escrever. Essa situação, no entanto, tem se transformado  desde que ela passou a frequentar a turma de Alfabetização  de Jovens e Adultos no município.

Maria Lenida frequenta a escola a três anos. “Eu não conhecia nenhuma letra quando comecei, e hoje,  eu já conheço e faço meu nome.  Eu sempre quis muito aprender a ler, descobrir as palavras, e na minha idade não é fácil, mas aos poucos estou conseguido”, disse.

Também  se pronunciaram os  professores das turmas do EJA,  a técnica da Secretaria de Educação, Lucilene Dias, além de outros  alunos que em suas falas demostraram alegria e gratidão por terem alcançada a importante conquista.

Após a solenidade de abertura, realizada no Centro Social,   foi servido um lanche aos presentes. Em seguida foi realizada a expedição dos  novos documentos. Trocaram o RG os alunos  das turmas de EJA do Riacho do Padre, Barra, Canto Alegre, Caraíbas, e da sede de Padre Marcos.

Padre Marcos tem 336 alunos da matriculados em 12 turmas do EJA distribuídas em todo o município.

Publicidade

Também participaram do evento, a primeira dama, Edilene Silva, a secretária de Administração Thuanny Mikaella, a secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias,    a secretária de Saúde, Maria Lúcia Silva, e demais professores da modalidade de ensino.

 

Veja fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS