Connect with us

Padre Marcos

Em Padre Marcos, Paróquia inicia a celebração da 109ª Festa de Santo Antônio

Publicado

em

Em Padre Marcos, a Festa de Santo Antônio, o maior evento religioso do município teve início nesta quarta-feira, 31 de maio, uma tradição que se repete a mais de um século, iniciada desde 1914.

Durante 13 dias, a comunidade católica da Paróquia Santo Antônio se une para celebrar o santo casamenteiro. Este ano, os fiéis são chamados a refletir sobre o tema “Santo Antônio, modelo de cristão, insigne de caridade”.

A programação religiosa teve início logo cedo, com a alvorada festiva, a caminhada pelas ruas da cidade e a cerimônia de hasteamento da bandeira, que simboliza o início do tradicional evento no município. Dentro da programação, ainda foi rezado a Oração das Laudes e o Ofício da Imaculada Conceição e o Terço Mariano.

À noite, aconteceu a trezena missa, que foi marcada por momentos de oração, reflexão, louvor e agradecimentos a Deus. A missa campal foi presidida pelo padre Francisco de Assis, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com sede em Itainópolis, e concelebrada pelo padre Marcos Roberto, pároco local.

A Paróquia, além da trezena missa em honra ao padroeiro, celebrou, também, Nossa Senhora da Visitação. A coroação de Nossa Senhora é um ato sagrado que lembra a passagem em que Nossa Senhora, que já trazia Jesus em seu ventre, visita sua prima Isabel, que, por sua vez, daria à luz a João Batista.

Em sua homília, padre Francisco de Assis, destacou sobre o sentimento de alegria, pela celebração ao trezenário em honra a Santo Antônio, pelo testemunho de vida e santidade do santo que foi marcado pelo amor de Deus, e que também soube testemunhar o amor com sua vida, e a Festa da Visitação de Nossa Senhora, afirmando que Maria é aquela que ajuda a percorrer o caminho para a aproximação com o Senhor.

O padre Marcos Roberto, disse que a abertura do 109º trezenário em honra ao padroeiro Padre Marcos, não poderia iniciar de forma mais bela, do que celebrando o dia especial em que a Igreja celebra a Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel. “Temos a graça de contemplar esse mistério por meio da palavra, da eucaristia, e assim reacendermos em nós, a chama da fé, do amor e do compromisso com a Igreja de Cristo, Senhor e salvador de nossa vida. Por isso a presença de cada um nesta noite nos enche de alegria, porque juntos caminhamos na fé, no seguimento do Senhor, que nos chama a vivermos em comunidade, em fraternidade”, pontuou.

O pároco ainda falou sobre a mudança realizada no festejo, com a retirada do leilão da programação. “Nós eliminamos o leilão, pois queremos crescer em consciência acerca do dízimo e o meu desejo é que nós continuando na caminhada, sendo mais evangelizados, sejam feitas outras mudanças, pois a palavra de Deus diz, que a Igreja deve se manter pelo dízimo e pela oferta. Quermesse, rifa, bingo, leilões não constam no Livro Sagrado, apesar de ser usado há muito tempo, por conta da necessidade da Igreja de se manter financeiramente”, disse.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_4823-1024x679.jpg

O padre, ainda explicou que a intenção é futuramente, também, retirar a quermesse, uma vez que gera muito trabalho para as pastorais, e que por conta disso, as vezes, tira o foco que é a participação na missa”, explicou.

Os festejos da Paróquia Santo Antônio, seguem até o dia 13 de junho, quando serão realizados, diariamente, a Oração das Laudes, o Ofício da Imaculada Conceição, o Terço Mariano, acolhida das comunidades e féis, a Trezena Missa e a quermesse.

Em 13 de junho, dia da Festa de Santo Antônio, será realizada a Missa Solene, celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Plínio José e concelebrada pelos padres do Zonal VII.

Veja a programação!

Publicidade

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS