Connect with us

DESTAQUES

Barragem de Patos transborda com intensidade, água invade passarela, deixa comunidades isoladas e Prefeitura emite comunicado

Publicado

em

Com a intensidade das chuvas em toda a região, a barragem Poço de Marruá, situada no município de Patos do Piauí, aumentou significativamente o volume de água, interditando vias de acesso.  

A represa, que é a segunda maior do estado do Piauí, está transbordando com 46 centímetros acima do nível, um dos maiores volumes de água já registrados desde que o reservatório foi construído.  

Com isso, a água chegou a invadir a passarela que dá acesso a ‘Barraca dos Vila’ e também algumas comunidades ficaram isoladas devido ao alto nível de água.   

Na tarde desta quinta-feira, 04 de abril, a Prefeitura Municipal, emitiu comunicados sobre a situação e as medidas que estão sendo adotadas para evitar riscos a integridade da população.  

Conforme os comunicados, a passarela que dá acesso a “Barraca dos Vilas ” e redondezas está interditada e orienta para que as pessoas não façam travessias nos rios. 

 “Pedimos que tenham cautela ao utilizarem estradas que ligam as localidades ao município ou à outras localidades e pedimos também que não usem passagens molhadas para fazer travessias e nem tentem atravessar rios e riachos”, diz um dos comunicados. 

Em outro comunicado, a Prefeitura informa que ao menos duas comunidades estão isoladas, e acrescenta que o Poder Público, busca uma forma segura de resolver a situação.  

“Para fazer travessia na estrada que liga a cidade às localidades isoladas, como por exemplo, Umbuzeiro e Curral Bonito, a gestão está em busca de uma lancha que seja equipada com coletes para que possa ser feita uma travessia segura”, diz um trecho de outro comunicado. 

Com capacidade para mais de 300 milhões de m³ de água, Poço de Marruá tem uma parede de 7 metros de altura, 870 m de comprimento e um sangradouro de 200 metros de largura. A represa possui uma bacia hidrográfica superior a 1,8 mil hectares.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS