Connect with us

Patos do Piauí

Patos realiza Conferência e discute o Plano Municipal de Educação

Publicado

em

O município de Patos do Piauí realizou no último sábado (23) a Conferência Municipal de Educação. O evento reuniu a equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação, docentes e representantes de diversos segmentos da sociedade civil.

O evento teve como tema central “Plano Municipal de Educação – planejando a próxima década”, e subtema, “Construindo Juntos a educação que Patos merece”. A conferencista foi a professora mestre, Maria Cézar de Sousa, que apresentou a proposta do município para o Plano Municipal de Educação.

101_0010

O documento foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, através de uma equipe técnica, com o apoio e acompanhamento de uma comissão composta por 21 pessoas de entidades representativas do município, com o objetivo de adequar o plano vigente no município ao Nacional.

Os trabalhos tiveram início em novembro de 2014. “Ao longo desse período nós realizamos um amplo diagnóstico da situação e discutimos as estratégias para alcançar as metas exigidas pelo Ministério da Educação por meio do Plano Nacional de Educação”, explicou Maria da Penha, secretária de Educação do município.

Para a gestora, a Conferência é uma consulta pública onde o governo municipal apresenta a proposta do PME e discute com toda a população interessada.  “Elaboramos um Plano audacioso, porém, realizável, e que realmente faça a diferença na Educação para os próximos dez anos. Algumas intervenções foram feitas e aprovadas pela plenária, e nós vamos incluir na proposta inicial”, disse Penha.

Publicidade

O Plano Municipal de Educação contemplará diagnósticos, diretrizes, objetivos e metas para todos os níveis e modalidades de ensino, procurando racionalizar e tornar eficiente o uso de recursos, estabelecendo prioridades nas políticas educacionais e visando atender às necessidades da população patoense nos próximos dez anos.

A secretária explicou, ainda, que o PME passará por uma redação final e será transformado em projeto de lei, encaminhado à Câmara de Vereadores, e após aprovado, será sancionada pelo prefeito e se tornará uma lei. O prazo final é o dia 24 de junho.

101_0004

Autoridades participaram da cerimônia de abertura da Conferência. Dentre outros, a secretária de Educação, Maria da Penha; o vereador José Hélio, que representou o prefeito Agenilson Dias; a secretária de Saúde, Edvânia Pires; e o secretário de Finanças, José Iranildo, dentre outros.

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS