Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Cidades do Sul do Piauí atingem níveis críticos de umidade relativa do ar

Publicado

em

Os índices de umidade relativa do ar atingiram níveis críticos nesta última semana em quase todas as regiões do Piauí. Apesar da realidade ser registrada em todo o estado, nos municípios do semiárido a situação é ainda mais preocupante. Na segunda-feira (25), a cidade de Caracol, a 605 km de Teresina, registrou o índice de umidade relativa do ar de 13%, o menor do estado em 2016.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, valores da umidade relativa do ar abaixo de 60% já não são ideais para a saúde humana. A classificação do órgão internacional indica que a região que registra entre 21% e 30% pode ser enquadrada no nível de estado de atenção. Já quando os índices oscilam entre 12% e 20%, a região é considerada em estado de alerta.

Em caso de registros abaixo de 12%, o órgão classifica a situação como estado de emergência e recomenda, inclusive, a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados entre 10h e 16h. Além de Caracol, também registraram índices de abaixo de 20% na segunda-feira cidades como Canto do Buriti, Bom Jesus, Paulistana e São Raimundo Nonato.

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar), a baixa umidade é consequência de uma massa de ar seco que predomina em toda a região Central e deixa a área quente e seca. Conforme ela, o baixo índice de chuvas registrado no semiárido no primeiro semestre de 2016 também contribui para o agravamento da situação.

“Não tivemos muitas chuvas nesses meses anteriores e por isso temos enfrentado esse efeito mais intenso devido aos muitos dias sem chuva na região. Além disso, estamos num período com mais ventos que o comum naquela parte do estado. Essa massa de ar seco é gerada no próprio continente e a tendência é continuarmos com esses baixos índices nas próximas semanas”, falou.

Publicidade

Cuidados
Com os baixos valores da umidade relativa do ar, a população precisa adotar uma série de cuidados para evitar problemas de saúde. O recomendável pelos profissionais de saúde é que as pessoas tomem bastante líquido e evitem exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. Os problemas respiratórios também costumam aumentar em virtude da situação.

G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS