Connect with us

DESTAQUES

AULA INAUGURAL: Tem início aulas do cursinho pré-vestibular em Picos

Publicado

em

Teve início na noite desta segunda-feira (11), em aula inaugural no auditório da Escola Normal Oficial de Picos, o Cursinho José Bispo, que visa o preparo de jovens picoenses para o ingresso em universidades e faculdades.

Coordenado pela pasta da juventude, cujo gestor é o jovem Rodrigo Lima, o cursinho, de acordo com ele, tem sido um diferencial na cidade, pois é gratuito, e com a melhor equipe de docentes existente em Picos, os quais atuam em diversos cursinhos da rede privada.

O coordenador enfatizou ainda que o conhecimento é um bem adquirido e pessoal, ninguém podendo “roubar” do outro.  “Estamos fazendo tudo como o programado em edital, e hoje estamos dando o pontapé inicial para esses 130 jovens que com mérito próprio conseguiram passar no teste seletivo e hoje estão aqui na aula inaugural. Se tem uma coisa que ninguém consegue tomar de ninguém é o conhecimento. Esperamos que eles se empenhem para conseguir a maior quantidade de conhecimento que puderem nessas aulas, se preparem bem e que no fim do ano possam colher bons frutos com as aprovações no vestibular. Estamos trazendo professores da rede privada para a rede pública para que o ensinamento seja igualitário”, disse ele.

O Prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, declarou que tem sido interesse de sua gestão a qualificação dos jovens picoenses, com a melhor qualidade possível na educação, o que não seria diferente no cursinho pré-vestibular, onde foram escolhidos nomes renomados na área da educação da cidade.

“Vemos o esforço do Rodrigo P2 em fazer um excelente trabalho no que diz respeito à sua pasta, em especial ao cursinho. Há um quadro de professores que são dos melhores de Picos, não só pelo conhecimento que possuem, mas pela perseverança, pelo amor ao ensino que possuem. E o município tem feito sua parte. A gente fica feliz pela abertura de mais uma turma. São 130 alunos que são 130 bons profissionais entregues à sociedade picoense. Esperamos aumentar cada vez mais o tamanho dessa turma nos anos vindouros, dependendo da procura e disponibilidade dos professores”, falou o prefeito.

Publicidade

A coordenadora a três anos do cursinho José Bispo, Márcia Santos, declarou que os alunos têm no pré-vestibular toda uma oportunidade para ingressar realmente em uma universidade. Ela disse ainda que conseguiu nos anos passados uma boa aprovação de seus alunos e aguarda que este ano de 2019 os dados aumentem.

A professora Rosilene Silva, ressaltou a relevância do cursinho para a cidade de Picos. “Trabalhamos aqui de uma forma que levamos a sério. O nosso trabalho enquanto professor, enquanto equipe, é pautado no compromisso e na seriedade, desmistificando aquilo que muitas vezes nós atribuímos que ‘o que é público não presta’, ou que não teremos êxito. E, na realidade, esse cursinho vem ratificar que o que é público também tem qualidade, partindo do princípio do compromisso tanto da equipe de professores quanto do compromisso dos alunos. É uma via de mão dupla e o êxito acontece quando todos trabalham juntos”, enfatizou ela.

A estudante Alana Alencar, aprovada no teste seletivo, disse estar com boas expectativas quanto ao cursinho e disposta a angariar grande conhecimento. “Espero conseguir me inteirar nas matérias e ter minha tão sonhada aprovação. Quero muito fazer história. É uma matéria que me cativa muito e isso surgiu a partir de minha professora Jacineide, que é quem me inspira na sala de aula”, declarou.

O jovem Felipe Melo, repetente no cursinho, disse aprovar a qualidade do cursinho e espera que, a partir dele, consiga alcançar seu objetivo de vida, que é a graduação em Jornalismo ou Direito. “Quero buscar objetivos para minha vida. Esse curso é muito bom. Já fiz ele uma vez e os professores são excelentes. Então pretendo, com o que eu adquirir aqui, cursar uma faculdade. Minha vontade é que seja jornalismo ou direito, que são as que mais me chamam atenção no momento”, declarou.

Alana Alencar e Felipe Melo

O cursinho foi idealizado em 2013, quando o atual prefeito, Padre Walmir Lima, era o secretário de Educação do município. A primeira turma surgiu logo no ano seguinte. A princípio, foram ofertadas 70 vagas. Hoje, cinco anos depois, o cursinho oferta 130 vagas, quase 100% a mais que no início. As aulas funcionam de segunda a sexta-feira, a partir das 18h.

Publicidade

Aos interessados que estão na lista de espera, o coordenador de Juventude alerta para que pelo menos neste primeiro mês todos estejam atentos às chamadas classificatórias que estarão disponíveis no mural da Casa da Juventude e no site da Prefeitura de Picos.

Estiveram presentes no local, além do prefeito – Walmir Lima – e do coordenador de Juventude – Rodrigo Lima, os alunos aprovados em teste seletivo, a secretária Maria Santana (SEMAM), o secretário Dudé Venâncio (Agricultura), Francisco Armínio (Diretor Financeiro da SEMAM), Márcia Santos (coordenadora do cursinho) e os professores responsáveis pela turma.

Mesa de honra

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS