Connect with us

DESTAQUES

CORONAVÍRUS | Academias e igrejas devem fechar portas por 15 dias em Picos

Publicado

em

O Prefeito Municipal de Picos, Padre Walmir Lima, decretou que, a partir desta quinta-feira (18), os estabelecimentos comerciais da cidade devem atender a todas as diretrizes para que se contenha a expansão do coronavírus, caso este chegue ao município. A exibição do decreto aconteceu por meio de coletiva, no início da tarde desta quarta-feira (18), na Sala de Reuniões do Palácio Coelho Rodrigues.

Entre as medidas, o prefeito decretou que academias e igrejas suspendam suas atividades pelos próximos 15 dias, podendo ter o período alterado por mais 15, segundo detalha o decreto.

Padre Walmir enfatiza que a medida foi tomada a fim de que se evite disseminação em grande escala, assim como houve na Itália, e que todas as suspensões e recomendações são visando a saúde coletiva, em busca da preservação da vida.

Padre Walmir

No Art. 1º, o prefeito decreta situação de emergência no município pelo período de 90 dias, a contar desta quinta-feira (19), dia em que o documento será anexado ao Diário Oficial, podendo ser prorrogado, caso haja necessidade comprovada.

O decreto suspende os procedimentos eletivos (consultas, exames e cirurgias) de estabelecimentos ambulatoriais e hospitalar, quer sejam públicos ou privados, assim como marcação de consultas e exames pela central da Secretaria de Saúde e as atividades do Centro Integrado de Especialidades Médicas, Centro de Testagem e Acolhimento, Posto de Assessoria Médica, Clínica de Saúde da Mulher e Centro de Especialidades Odontológicas.

Atividades do Nasf e academias de saúde públicas e privadas; atendimentos coletivos dos Centro de Referência de Assistência e Centro de Referência Especializada de Assistência Social; estágios curriculares; e eventos culturais, religiosos, artísticos e shows estão suspensos até segunda ordem.

Publicidade

Os eventos estão suspensos caso: privados com aglomeração acima de 50 pessoas; públicos com número de pessoas superior a 100.

O decreto recomenda ainda que estabelecimentos comerciais gastronômicos, como restaurantes e bares, mantenham as mesas afastadas pelo menos 1,5m uma da outra e que haja disposição de álcool gel para os clientes.

Os servidores públicos que possuírem acima de 60 anos de idade estão liberados, sem que haja prejuízo em seus vencimentos.

Após exposição minuciosa do decreto pelo Procurador Geral do Município, Maycon Luz, o secretário de Saúde, Dr. Júnior Santos; a diretora do CIEM, Maria Santana; e o diretor técnico do CIEM, Pascoal Costa, responderam às dúvidas da imprensa.

Maria Santana esclareceu que as consultas e exames já agendados no CIEM serão reagendados em data posterior à de suspensão dos serviços, a fim de não comprometer a integridade física dos pacientes e servidores, considerando que o local é pequeno e que há um grande número de pessoas passando todos os dias pelo local.

Publicidade

Maria Santana, diretora do CIEM

O secretário de Saúde de Picos, Dr. Júnior Santos, informou também que as pessoas que sentirem que estão com sintomas de coronavírus além de contar com o apoio hospitalar, podem requisitar atendimento na própria casa como profissionais da pasta que estarão disponíveis para colher o material na residência do paciente, sem que este se desloque para um hospital. Após colhido o sangue, o mesmo é destinado ao Lacen, responsável pela confirmação ou negativa da doença.

Dr. Júnior Santos

O médico Pascoal Costa alertou a sociedade picoense para que haja com cautela ao manter contato com outras pessoas e que cuidem da saúde conforme as recomendações da OMS e Ministério da Saúde, a fim de se evitar a disseminação do vírus, as quais são: lavar bem as mãos e com frequência, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, evitar estar em locais aglomerados, e fazer uso do álcool gel.

Dr. Pascoal Gomes Costa

Questionado sobre o preço exorbitante de máscaras e álcool gel, o procurador disse que a administração municipal já entrou em contato com a Procuradoria do Consumidor do Piauí – Procon – e que esta capacitará uma pessoa que atuará como fiscal, evitando o superfaturamento.

Maycon Luz

Haverá fiscais que autuarão e multarão os estabelecimentos que resistirem ao cumprimento das medidas preventivas e, caso necessário, farão uso de uma portaria do Ministério da Justiça que autoriza sansões coercitivas, ou seja, encaminhamento para a delegacia.

Leia na íntegra o decreto municipal de prevenção ao coronavírus:

Publicidade

Decreto Picos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS