Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Família perde casa e Cáritas Diocesana reconstrói lar

Publicado

em

A Cáritas Diocesana de Picos entrega na manhã desta sexta-feira (29), uma casa para a família da idosa Maria Cecília de 84 anos, que estava em situação de risco no bairro Parque de Exposição em Picos .

A inauguração vai acontecer às 6h da manhã com a missa transmitida pela rádio cultura FM de Picos . Na ocasião o bispo diocesano de Picos Dom Plínio José Luz e Silva, presidirá a celebração  eucarística, com ofertório para arrecadação de alimentos para ajudar a própria família e outras que estiver precisando, fará a entrega da casa e, ainda haverá um café partilhado.

Na residência, além da idosa residem mais cinco pessoas entre elas crianças . Segundo a voluntária da Cáritas Diocesana de Picos, Francisca Rosa Damasceno, a obra durou em média 45 dia para construir a casa , mas é uma luta que vem desde do final do ano passado. Parte da doação da casa foi uma colaboração de um padre de Belo Horizonte – Minas Gerais.

“Quem está a frente é a Cáritas Diocesana de Picos , na verdade o recurso veio para a Cáritas  , como eu sou voluntária eles pediram para eu fazer a gestão da construção dessa casa e, eu venho acompanhando desde o início do ano,  lutando com as questões  burocráticas . Nós tivemos apoio da prefeitura de Picos e, algumas pessoas particulares da diocese”, explicou.

A voluntária da Cáritas Diocesana de Picos e presidente da Associação de Moradores do bairro, Francisca Rosa  Damasceno, acompanhou de perto a situação da família e comandou todo o processo de construção da casa.

Publicidade

“Na verdade é uma família que a gente como Associação de Moradores eu particularmente como presidente sempre acompanhei de perto, era uma realidade muito precária a casa que eles viviam.  Já tinha tentado ajudar de outras formas mais não tinha conseguido porque dependia de muitos recursos e quando foi no final do ano passado com aquelas forte chuvas ela foi condenada pela defesa civil e, eu acompanhei de perto, o cordeador da defesa civil pediu para família morar em outra casa, eles alugaram uma casa enfrente e, vai fazer um ano que eles estão morando nessa casa enfrente “, informou.

O processo de construção da casa 

Dom Plínio colocou em uma reunião da diretoria no final do ano passado, que a diocese de Picos, através da  Cáritas Diocesana tinha recebido uma doação de um padre de Belo Horizonte- Minas Gerais, para famílias que tinham sido prejudicadas pelas chuvas .

A voluntária da Cáritas Diocesana de Picos, Francisca Rosa Damasceno, colocou na reunião a situação dessa família.

“Ele colocou que a doação era uma quantia para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas, pois o padre sabia o que tinha acontecido aqui com as forte chuvas no final do ano, só que o recurso era pouco e a principio Dom Plínio perguntou o que a gente iria fazer com esse recurso e como eu tinha conhecimento das casas, tinha sido duas casas que tinha sido condenada, mas essa era prioridade, porque tinha idosa, crianças e, a família era bem maior. Coloquei a situação dessa família e outras pessoas da Cáritas foram verificar direitinho e realmente constataram que a família precisavam demais dessa ajuda para ser construída a casa”, comentou.

Publicidade

Foi uma batalha muito dura, porém teriam que fazer a legalização, cuidar da questão burocrática antes de partir para a construção da residência.

“Nós fomos unindo força foi uma batalha muito forte,  porque a gente teve que legalizar tudo,  correr atrás para tirar os entulhos. E tinha que legalizar a questão do documento, teria que ter um projeto , o alvará de construção , isso tem custo não só financeiro mais também questões burocráticas e tinha que correr atrás, e ainda teria que ter um projeto, a gente não tinha dinheiro para pagar um engenheiro, então tivemos que correr atrás , encontramos ajuda de uma arquiteta que fez o projeto , de um engenheiro que se dispôs a assinar esse projeto e, a partir de então partimos para questão da construção ,  tirar o alvará e também quitar o IPTU  que tinha divida muito grande , mas agente conversando, a Cáritas conseguiu a exerção desse recurso por conta da senhora que é idosa e, a partir de então no meio desse ano tudo foi se regularizando para darmos início a construção”, pontuou Francisca Rosa Damasceno”, esclareceu.

Em 17 de setembro de 2019  começou a construção de fato e,  a ação movida pela Cáritas Diocesana ganhou força e alguns parceiros ajudaram nessa causa social. Contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Picos que doou alguns matérias, e obtiveram a contribuição de outros colaboradores, a diocese de Picos também fez a doação de telhas . Essa ajuda foi essencial, pois os recurso doados pelo Padre de Belo horizonte não era suficiente.

“É uma casa que a gente fez com muito carinho. Foi muito difícil para família ,eu acompanhei, ajudei  a lavar a casa  e foi muito doloroso , imagina para família, é uma situação muito triste você perder uma casa e, não ter como reconstruir-la, e de repente vem essa luz do alto de Deus , foi uma graça , uma dádiva muito grande  que temos que agradecer todo dia . A gente enquanto Comunidade, Associação , Cáritas,  igreja e,  cristão  agradecemos . É disso que o mundo precisa, dessas pequenas ações que são grandiosas pra quem está recendo e para quem acompanha”, finalizou.

Fonte: R10

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS