Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Pacientes suspeitos com Coronavírus viajaram para locais com casos confirmados

Publicado

em

Os diretores e assessor jurídico do Hospital Regional Justino Luz de Picos realizaram, no fim da manhã desta terça-feira (17), na área administrativa da instituição hospitalar, uma coletiva de imprensa para tratar sobre os dois casos suspeitos de Coronavírus, os quais foram divulgados na noite desta segunda-feira (16) pela Secretaria de Saúde do Piauí – Sesapi.

“Os pacientes deram entrada ontem. Fizemos os exames que foram encaminhados para o Lacen. Os pacientes estão estáveis, por isso não foram internados. Eles não demandaram internação hospitalar e estão em quarentena domiciliar”, informou o diretor técnico do HRJL, Paulo Moura.

O médico disse que a instituição hospitalar tem se preparado para receber os casos suspeitos, inicialmente, reservando o local separado para atender aos pacientes.

“Nós estamos tomando algumas providências em relação ao atendimento e notificação de casos suspeitos. Todo e qualquer paciente com sintomas de febre, falta de ar, com histórico de viagens para regiões onde houve casos confirmados do Coronavírus, devem procurar o ambulatório do hospital que não é a porta comum de todos os pacientes da urgência. Estamos destinando um ambulatório somente para estes casos suspeitos, que fica ao lado da porta da urgência do hospital, onde terá uma equipe para atender apenas a essa população, não trazendo, assim, riscos para outros pacientes que estão aguardando atendimento”, informou.

Ele frisou ainda que a peculiaridade para indicar se um caso é suspeito ou não, neste primeiro momento, é se a pessoa esteve em locais onde já há casos confirmados do coronavírus, o que é o caso dos dois pacientes, além dos sintomas físicos outrora expostos.

Publicidade

“Aqui na região de Picos tivemos três casos suspeitos. Destes, um foi descartado e os outros dois estão em investigação. Esses casos são de pessoas que estiveram recentemente em viagens para locais que já possuem casos confirmados da doença”, falou.

Para não causar represália aos pacientes, o médico não quis informar idade e nem gênero dos casos suspeitos.

Uma equipe estará disponível para atender os casos suspeitos durante as 24h do dia. Ele reforçou ainda que tem pedido à Sesapi leitos de UTI, caso haja pacientes em situação grave.

“Prevendo um surto da doença em nossa cidade, estamos solicitando, junto à Secretaria de Saúde do Piauí, o aumento no número de leitos de UTI. Isso não quer dizer que todos os pacientes, uma vez diagnosticados com o Coronavírus, serão encaminhados para a UTI. O paciente com sintomas passa por uma investigação, onde são feitos alguns exames laboratoriais e enviados ao Lacen, que demandam um intervalo de até 14 dias para se ter um resultado. Dentro desse período, o paciente é acompanhado pela Secretaria de Saúde do município até que se tenha a confirmação do quadro. Ou seja, ficarão isolados em domicílio. Somente serão internados os casos em que houver agravos no quadro clínico”, ressaltou.

Ele mencionou ainda os surtos que estão havendo de outras gripes, como a H1N1, e problemas respiratórios, e frisou, mais uma vez, que a população só deve se preocupar se a pessoa com os sintomas viajou para locais com casos confirmados do Covid-19 ou tenha estado em contato com pessoas que tenham viajado.

Publicidade

“Estamos vivendo um período de verão chuvoso que traz muitas doenças respiratórias que se confundem com os sintomas do coronavírus. Contudo, temos uma peculiaridade a ser observada: estamos recebendo no hospital aquelas que estiveram em viagem para locais com casos já confirmados”, pontuou.

Ele relembrou que o teste seletivo para estagiários contratados foi adiado sem data prevista, mas que, quando tudo for normalizado, a imprensa divulgará a data da prova, assim como cada inscrito receberá a confirmação via e-mail.

Além do médico Paulo Moura, diretor técnico do HRJL, estiveram presentes a diretora administrativa, Milena Danda; a diretora geral; Samara Sá; e o assessor jurídico do hospital, Auderi Martins.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS