Connect with us

Picos

Picos terá primeira escola em tempo integral e vai implantar sistema digital na educação

Publicado

em

A Escola Municipal Padre Madeira, localizada no bairro Malva, será a primeira a atender o alunado na modalidade de ensino em tempo integral no município de Picos.

A implantação da primeira escola de tempo integral na cidade foi anunciada durante coletiva de imprensa realizada pela Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, na manhã desta sexta-feira (05).

A secretária municipal de educação, Noêmia Marques, explicou que a escola vai atender uma média de 230 alunos e que a prioridade inicial para compor as vagas é para os alunos que já estudavam no Colégio Padre Madeira.

“A implantação da primeira escola municipal de tempo integral é um marco histórico. Foi uma pactuação que o prefeito fez junto ao MEC e foi aprovada. Então, estaremos implantando essa escola de tempo integral, que vai atender desde o ensino infantil ao fundamental nos anos iniciais. Já foi construído todo um plano de ação específico para essa escola. Além do currículo normal, o aluno terá aulas de outras disciplinas, vai haver um complemento de modo que o aluno irá passar o dia na escola”.

A gestora da educação também informou que será garantida a alimentação necessária para o tempo que os alunos permanecerão na escola, sendo ofertadas três refeições diárias. Segundo ela, outros detalhes do plano de ação, como o horário das aulas, estão sendo concluídos.

Escola Cívico-Militar e Sistema Digital Escolar

Na oportunidade, a secretária Noêmia Marques ainda falou sobre outros projetos e investimentos voltados à educação municipal. Entre eles, está a manutenção da Escola Cívico-Militar.

Publicidade

“O prefeito Gil Paraibano autorizou a manutenção da escola cívico militar. Sabemos que esse programa foi extinto pelo Governo Federal, então agora ele passa a ser 100% custeado pelo município de Picos. Os militares continuarão dando suporte na escola, mas agora sendo pagos pelo município de Picos. É mais um investimento que o Prefeito Gil faz para que a educação continue dessa forma, crescendo” disse ela.

Também foi anunciada a implantação de um sistema digital escolar. Entre outros benefícios, a ferramenta vai permitir aos pais ou responsáveis acompanharem o dia a dia dos filhos nas escolas. A iniciativa busca promover uma maior transparência e envolvimento dos pais na educação de seus filhos, de forma prática e rápida.

“Juntamente com a Empresa de Consultoria HL, vamos implantar esse ano o sistema de vida escolar. Estamos acabando com o diário físico. É um sistema de gerenciamento educacional, que vai trazer uma flexibilidade e agilidade nos processos gerenciais. Além do diário, na hora que o aluno entrar na escola, o pai vai receber um comunicado no celular, através de leitor de código de barra e vai saber a hora que o aluno entra e sai” explicou a secretária de Educação.

Segundo ela, o sistema será implantado em todas as escolas da zona urbana e rural e trará diversos benefícios. “É uma inovação que vai facilitar o trabalho dos professores, que irão preencher o diário, registrar a frequência do aluno, no próprio celular, além de dar garantia às famílias que as crianças estão dentro das escolas. Teremos um feedback pedagógico, permitindo uma visão mais clara da rede de educação e quais são as demandas”.

A Secretária de Educação informou ainda, que houve um crescimento no número de estudantes atendidos pela rede municipal. Segundo ela, a atual gestão iniciou com uma média de 7 mil alunos e conta atualmente com quase 10 mil matriculados.


Facebook

MAIS ACESSADAS