Connect with us

DESTAQUES

Procissão do Bom Jesus dos Passos leva milhares de picoenses às ruas

Publicado

em

Como anualmente acontece, nesta sexta-feira (12), uma semana antes de se celebrar a Morte de Cristo, é comemorada a Procissão dos Passos. A Igreja Católica em Picos reuniu milhares de fieis não somente da cidade, mas de cidades vizinhas, que tinham por objetivo rememorar os passos que Cristo deu até o Calvário, onde foi pregado em uma cruz pelos pecados do homem.

“É um dia que antecede a Semana Santa com um resumo de tudo o que vai acontecer: o sofrimento de Jesus pelas ruas de Jerusalém carregando a cruz. Ele próprio carregava a sua cruz. E isso nos faz lembrar do sofrimento do nosso povo. Os encontros de Maria e Jesus pelas ruas estreitas de Jerusalém, nos faz comparar aos nossos encontros com o sofrimento do nosso povo que muitas vezes temos que ficar calados porque não encontramos nenhum respaldo, nenhum sentimento de solidariedade, às vezes do poder público, mas também das pessoas. Então este é um momento também para as pessoas meditarem sobre suas vidas”, disse o Bispo Diocesano, Dom Plínio.

Ele comentou ainda que os seres humanos precisam começar a olhar as pessoas com outros olhos, de amor, de compaixão. Falou que é preciso entender que tudo o que Cristo passou foi pelos pecados do homem.

“No caminho trilhado por Jesus ao Calvário, Ele encontrou sua mãe e com ela teve uma comunicação apenas de olhar. E isso mostra exatamente que muitas pessoas, hoje, mesmo passando umas elas outras, não conseguem se comunicar, não conseguem ver as pessoas. Porque não há uma cultura do encontro, de parar para ver as pessoas, saber o que elas sentem, o que precisam, como podem ajudar. Essa é uma realidade muito distante dessas pessoas. Hoje as pessoas só querem usar a comunicação digital que é um risco muito grande, porque faz com que as pessoas não se comprometam umas com as outras. Então essa é uma oportunidade de sabermos que aquele dia foi muito sofrido, que houve uma desumanidade muito grande por parte do povo de falar mal, de censurar, de bater. Então, esse momento é para sabermos que tudo o que Jesus passou foi pelos nossos pecados”, declarou.

Dom Plínio falou ainda em sua admiração pela participação ativa das crianças e jovens nos eventos religiosos da Igreja.

Publicidade

“Eu tenho observado grande participação das crianças e eu admito muito. Elas vêm com o intuito de observarem essa tradição. Isso vai passando de pai para filho. Os pais costumam trazer os filhos, eles admiram isso e querem que seus filhos prossigam com a tradição. Então, portanto, é aí onde começa a devoção das pessoas, pois vai passando de geração a geração. Nós respeitamos essa tradição e valorizamos isso”, disse.

Acontecem neste sábado (13) procissões em todas as 22 paróquias e nas quatro pastorais, assim como nas comunidades. Haverá a missa de Ramos e depois seguem em procissão, “para recordar a entrada de Jesus em Jerusalém”.

Segunda-feira (15) acontece a Via Sacra, na quarta (17) tem “O Sacramento da Unção dos Enfermos”, e na quinta-feira (18) começa o ponto alto da Semana Santa com: 1. Missa solene pela manhã, às 08h00; 2. Ainda à tarde tem a “Missa da Ceia do Senhor e do Lava Pés”; 3. Na sexta (19), às 15h00 tem a “Celebração da Paixão”, o “Beijo da Cruz” e “Procissão do Senhor Morto”; 4. No sábado tem a “Vigília Pascal”, a partir das 20h00.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS