Connect with us

Picos

Saúde de Picos promove ‘Dia D’ da campanha Setembro Amarelo

Publicado

em

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Saúde, através do CAPS II e CAPS AD, realizou na manhã desta sexta-feira, 10 de setembro, o ‘Dia D’ da campanha Setembro Amarelo no município. O momento ocorreu na sede do CAPS II.

Segundo a coordenadora do CAPS II, Aurilândia Leal, a Maninha, é importante orientar as unidades e profissionais de saúde sobre essa temática e sobre os sinais de alerta em prevenção ao suicídio.

“O nosso trabalho realizado com essa temática do Setembro Amarelo é principalmente orientar as UBS em relação aos fatores de risco, porque a UBS é que fica a frente a comunidade, através dos agentes de saúde, então a gente está intensificando esses profissionais a ter um olhar mais amplo em relação aos sinais de alerta para eles estarem dentro do domicílio orientando as famílias”, frisou.

Na ocisão, Aurilândia Leal, explicou como são ofertados os serviços do CAPS. Ela também comentou sobre a equipe de profissionais qualificados.

“O CAPS funciona da seguinte maneira, existe a demanda livre, qualquer pessoa pode chegar no serviço, quando a pessoa é de forma livre, ou seja, vem de forma espontânea, vai encontrar profissionais de nível superior de todas as áreas para fazer o acolhimento e em seguida fazer uma triagem. E existe também a demanda encaminhada que ocorre através da UBS, quando eles percebem que a pessoa necessita de um acompanhamento psiquiátrico”, informou.

De acordo com o psicólogo do CAPS II, Robson Dias, a campanha Setembro Amarelo é de suma importância na sociedade.

“É de suma importância a campanha do Setembro Amarelo, para que a rede interceptora possa cada vez mais assumir essa responsabilidade conjunta de prevenção ao suicídio, bem como, também para que a própria população aprenda e saiam compartilhando informações de onde pessoas com transtornos psíquicos podem encontrar ajuda e uma rede de proteção”, assegurou.

Facebook

MAIS ACESSADAS