Connect with us

Pio IX

Município de Pio IX busca implementar projeto inovador de atenção domiciliar

Publicado

em

O município de Pio IX, na gestão do prefeito Silas Noronha e do vice-prefeito Etinho Bezerra está buscando melhorias na área da saúde.

Em virtude disso, nesta terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde, liderada pelo secretário Jônatas Leite, esteve presente na 299° reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Piauí (CIB-PI), juntamente com a diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), onde apresentou projeto de atenção domiciliar.

O programa Melhor em Casa, visa atender pacientes que enfrentam dificuldades temporárias ou definitivas em sair de suas residências para buscar atendimento médico em unidades de saúde. Além disso, o programa também é destinado àqueles que se encontram em situações nas quais receber cuidados domiciliares é a opção mais indicada para o seu tratamento.

Reprodução Instagram

Essa forma de atenção domiciliar tem como objetivo aproximar o cuidado médico da rotina familiar, evitando hospitalizações desnecessárias, diminuindo o risco de infecções e oferecendo um ambiente acolhedor ao paciente.

Propõe também a inclusão de outros profissionais, como fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e farmacêuticos, em equipes de apoio. Cada equipe tem capacidade para atender, em média, 60 pacientes simultaneamente.

Para que o mesmo pudesse ser implementado em Pio IX, foi necessário que o município se unisse a Caldeirão Grande, uma vez que o pré-requisito para sua adoção é possuir um mínimo de 20 mil habitantes. Juntos, os dois municípios somam 23.116 habitantes, tornando-se aptos para a iniciativa.

O secretário de saúde de Pio IX, Jônatas Leite, ressaltou os benefícios do projeto e a importância de sua implantação.

Publicidade

“O programa Melhor em Casa busca proporcionar um atendimento humanizado, no conforto do lar e próximo da família dos pacientes do SUS que enfrentam agravos de saúde, com esse programa, teremos a oportunidade de desocupar leitos hospitalares, o que certamente terá um impacto positivo na qualidade e eficiência dos serviços prestados em nossa cidade. Além disso, o Melhor em Casa permitirá uma melhor regulação dos serviços de urgência, garantindo que os casos mais graves sejam atendidos de forma mais rápida e eficaz”, destacou.

Após apresentar todas as justificativas e a estrutura do projeto, o encaminhamento foi feito para a CIB-PI, logo foi aprovado pelo colegiado. De imediato será feita a inclusão do projeto na plataforma do Ministério da Saúde, estima-se que a publicação da portaria que oficializará a implementação do programa possa levar em média 90 dias.

COSEMS-PI

O COSEMS-PI é uma organização sem fins lucrativos formada por pessoas que trabalham na área da saúde em municípios do Piauí. Eles se reúnem para discutir e defender a importância da saúde como um direito para todos, e também para ajudar a melhorar os sistemas de saúde nos municípios.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS