Connect with us

Vila Nova do Piauí

Agricultores e empreendedores de Vila Nova recebem orientações de como aderir a linhas de crédito do Piauí Fomento

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (07), aconteceu em Vila Nova do Piauí no Cine Cultura uma reunião com agricultores e empreendedores sobre as linhas de crédito da instituição financeira Agência de Fomento por meio do projeto Piauí Fomento. O momento foi promovido pela Prefeitura Municipal gerida pelo prefeito Edilson Brito junto a Secretaria Municipal de Agricultura.

O Piauí Fomento é um projeto do governo do estado que tem como objetivo contribuir para o crescimento da agricultura familiar, do microempreendedor, das pequenas empresas e empreendedores individuais através de financiamentos.

Em entrevista ao Cidades na Net, a gerente da Agência de de Fomento do Estado do Piauí, Cristiane, explicou melhor como funcionam os benefícios promovidos pela instituição. “Nós estamos em Vila Nova hoje para apresentar as nossas linhas de crédito, temos linhas tanto para microempreendedores, como para produtores rurais. A Agência de Fomento é uma instituição financeira que trabalha somente com financiamentos. Se levarmos em consideração as nossas linhas de crédito com relação à taxa de juros, é uma das mais baixas do mercado, nossa taxa com relação ao microcédito e empresas é de 1.8 ao mês e para os produtores rurais, é apenas 5% ao ano”.

O secretário de agricultura Antônio Tiago explica porque trouxe o projeto até os empreendedores e agricultores de Vila Nova. “A gente teve essa iniciativa em uma reunião do CRAS que eu participei com a equipe de Teresina na qual nos informamos sobre o Piauí Fomento e eu achei o projeto interessante. Achamos importante trazê-los aqui para apresentar as linhas de crédito e o que é o Piauí Fomento. E só tenho agradecer pela presença de todos”.

Cristiane foi quem ministrou a reunião, ela apresentou aos presentes como funciona as linhas de crédito, quem pode participar e como. Os itens que podem ser financiados para a pessoa física informal, MEI, micro e pequena empresa são, capital de giro para a compra de mercadorias para revenda, insumos, matérias-primas ou produtos acabados e o investimento fixo ou misto destinado à aquisição de máquinas, equipamentos, ferramentas e reformas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MG_9025.jpg

Já para o produtor rural e a agricultura familiar é destinado o custeio das despesas da produção agrícola e pecuária, investimentos fixos como, construções, reformas e ampliações e investimentos semifixos como, compra de máquinas e equipamentos.

Os serviços do Piauí Fomento englobam as seguintes atividades econômicas: comércio, serviços e indústria. A nível rural envolve a agricultura, bovinocultura de leite e corte, ovinocaprinocultura, avicultura, suinocultura, piscicultura, apicultura e horticultura. Terminada a explanação, foi aberto um momento de perguntas para que os agricultores tirassem suas dúvidas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MG_8993.jpg

Participaram da reunião e fizeram o uso da fala durante o evento, os secretários, Miqueias Carvalho (Cultura) e Antônio Tiago (Agricultura); o vereador Dorgivaldo Lima; o técnico da EMATER, Zenito; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vila Nova, Sandra Leal e Geova Brito representando a Secretaria de Meio Ambiente.

Confira mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS