Connect with us

Vila Nova do Piauí

Com apoio da Educação, escolas de Vila Nova realizam projeto que incentiva a leitura e escrita

Publicado

em

Com o intuito de incentivar a leitura e a escrita, as escolas da rede municipal de ensino de Vila Nova do Piauí, Sabino Gomes de Lima e Zacarias Manoel da Silva, com apoio da Secretaria de Educação, desenvolveram o Projeto Passaporte da Leitura.

No dia 23 deste mês, foi realizada a culminância do projeto na U. E. Zacarias Manoel da Silva. No momento de abertura foi hasteada a bandeira da escola, e os Hinos municipal, estadual e nacional foram tocados pelo sanfoneiro Luizmário (aluno do 8° ano), e cantados pelos alunos do 6° ao 9° ano.

O projeto Passaporte da Leitura foi desenvolvido pelas turmas de primeiro ao quinto ano. Os professores do 6º ao 9º ano desenvolveram a sistemática de conteúdos de História e Geografia do Piauí, onde foram trabalhados formas, cores, gráficos, autores piauienses e música piauiense.

À nossa redação, a diretora Luzia Francisca destacou sua gratidão ao resultado do trabalho e a dedicação dos alunos e professores.

“Eu, como gestora dessa escola, posso falar a palavra gratidão por um trabalho desenvolvido com exatidão, coerência, muito aprendizado e um grande esforço por parte dos docentes, para que nossos discentes possam a cada dia aprender mais usando o lúdico. Com isso a escrita e a leitura fica bem clara e inesquecível”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 69e9743a-e48c-4e87-80d8-5d53f9685524-768x1024.jpg

No dia 25 de novembro na U. E. Sabino Gomes de Lima, aconteceu a culminância tanto do projeto Passaporte da Leitura, quanto do Super Autor.

Por lá, o Passaporte da Leitura foi desenvolvido nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) englobando 103 alunos.”O objetivo foi de promover a leitura e a escrita de diversos gêneros textuais, de forma que os alunos sejam motivados a ler e a escrever prazerosamente”, explicou a coordenadora dos anos iniciais, Marciana Brito.

O momento de encerramento iniciou com as boas vindas da diretora Evinha Lima, que agradeceu a presença das famílias e da comunidade escolar, e o apoio da gestão municipal .

“Quero parabenizar as coordenadoras Geovânia, Goretti e, em especial, a Marciana, pelo belíssimo trabalho em elaborar o acompanhamento pedagógico dos projetos Passaporte da Leitura e Super Autor. Parabenizar também nossa equipe, em especial aos docentes pelo empenho em cada gênero textual, onde trabalharam a leitura e escrita com nossos alunos. Agradeço ao prefeito Edilson e o vice Belim pelo apoio, e à secretária de educação, Antônia Alencar, e a Jasmira, que é a coordenadora municipal do PPAIC (Programa Pró-Alfabetização na Idade Certa), que sempre dispõem a colaborar com nossos projetos. E dizer que, educar uma criança é um trabalho conjunto entre escola e família. Todos possuem papéis importantes e indispensáveis”.

Em seguida, cada turma iniciou sua apresentação. Começando pelo 1° ano, com orientação das professoras Eliene, Kelyomaíra, e da auxiliar de turma Joseneusa, os alunos apresentaram o gênero “Cantigas de Roda”.

Na turma do 2º ano, as professoras Josele, Meirinha, e a auxiliar de turma Percília, apresentaram “A Cesta de Dona Maricota”, enfatizando o estudo do gênero “Receitas”. Cada estudante recitou uma parte da história.

O 3º ano apresentou as tirinhas e histórias em quadrinhos. O acompanhamento foi feito pelas professoras Ancelma e Kelyomaíra. Na turma do 4º ano, a professora Esmeralda, fez um trabalho direcionado às parlendas e às adivinhas.

Finalizando as apresentações, a professora do 5º ano, Dayane, promoveu um desfile representando o gênero “Contos de Fadas”.

Já o Projeto Super Autor teve como foco o desenvolvimento da escrita por parte dos alunos. Por meio da coordenadora Marciana Brito, a escola foi inscrita no projeto, que é gratuito. Ao todo foram escritas 71 obras, das quais 31 foram lançadas.

Todo o processo aconteceu com o apoio e suporte da coordenação, secretaria escolar e professores, que ajudaram com orientações para a escrita dos livros, a inscrição das famílias na plataforma e digitalização dos textos e imagens feitas pelos alunos.

Publicidade

Em entrevista, a coordenadora Marciana Brito falou mais sobre o projeto.

“O Projeto Passaporte da Leitura foi pensado e desenvolvido para fortalecer cada vez mais o letramento, a leitura e escrita de nossos alunos. O Super Autor veio para somar, pois é um projeto gratuito a qual tive o privilégio de inscrever a U. E Sabino Gomes de Lima para participar pela primeira vez , incluídos junto ao Passaporte da Leitura , pois ambos visavam o interesse pela leitura e escrita, e a criatividade em criar suas próprias histórias. Acredito que essa manhã de culminância e de autógrafos dos livros escritos pelos estudantes ficará na memória de todos, pois foi o pontapé inicial para que muitos outros sejam escritos, e para que tenhamos mais super autores na nossa escola”.

Para finalizar o evento, toda a comunidade escolar fez a visita aos cantinhos com os trabalhos produzidos pelos alunos com os 11 gêneros textuais estudados. Foram entregues os passaportes de leitura com os desafios que foram executados pelos alunos no decorrer dos meses de estudos, e um kit de livros paradidáticos.

U. E. Sabino Gomes de Lima:

Zacarias Manoel da Silva:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS